crédito: divulgação

Créditos: crédito: divulgação

Ato Artístico Coletivo Cimento Perus.

A Edição 2015 do Ato Artístico Coletivo Cimento Perus traz uma semana inteira de atividades culturais e pedagógicas gratuitas em diversos pontos do bairro de Perus, região noroeste de São Paulo de 24 a 29 de agosto. Todas as atrações tem entrada Catraca Livre.

Organizado pelo Grupo Pandora de Teatro em parceria com o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus e CEU Perus, a semana faz parte de uma série de eventos que, desde 2012, vêm promovendo o debate em torno do uso público e transformação da abandonada indústria de cimento em aparelho cultural para a comunidade.

Confira a programação dedicada às crianças

Aqui você pode conferir a programação completa.


15h – Espetáculo “A cortina da babá” com Grupo Sobrevento

Mais recente montagem do Grupo Sobrevento para o público infantil, A Cortina da Babá é uma adaptação do conto Nurse Lugton’s Curtain, da escritora inglesa Virginia Woolf, onde figuras bordadas em um cortina ganham vida, quando a babá que as criou adormece. O espetáculo marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China – o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa, em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz.
Local: Teatro CEU Perus

20h – Espetáculo “Jesus-Homem” com Grupo Pandora de Teatro

Para maiores de 14 anos
Comemorando 10 anos de trajetória o Grupo Pandora de Teatro remonta o espetáculo “Jesus-Homem” de Plínio Marcos, propondo uma leitura histórica deste que foi subversor da ordem vigente, negador de valores de sua época e proponente de uma utopia em uma parábola cênica que coloca em evidencia questões relativas à politica e ao poder. Local: Teatro CEU Perus


15h – Espetáculo “O anjo e a princesa” com Grupo Sobrevento

A peça narra a primeira experiência de um anjo-da-guarda e trata de sua difícil relação com uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, a princesa manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, as flores voltam a nascer. O anjo-da-guarda, que ampara a princesa, mostra-se, na peça, somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, de seu curso natural, os milagres que deveria fazer.
Local: Teatro CEU Perus

15h – Espetáculo infantil: “Os pés murchos x Os cabeças de bagre” com Cia. Arthur Arnaldo

Torcidas, jogadores, juiz e até uma disputa de pênaltis. Não, você não está em um estádio de verdade. Mas a Cia. Arthur Arnaldo faz de tudo para que as crianças se sintam em um jogo de futebol na peça Os Pés Murchos X Os Cabeças de Bagre, que conta a história do esporte mais popular do Brasil. Logo ao chegar ao Teatro, a plateia é posicionada entre as torcidas dos dois times. E assim começa o jogo – ou a peça. Dividido em aquecimento, primeiro tempo, intervalo, segundo tempo, prorrogação e pênaltis, o espetáculo conta fatos reais para falar sobre nossa necessidade de jogar e sobre a paixão pelos clubes. Durante a apresentação, as crianças são convocadas a participar do jogo. Como em vários aspectos o futebol explica o mundo, a peça também usa o esporte como metáfora para tocar em temas como guerra e religião.
Local: Teatro CEU Perus


15h – Espetáculo de rua: “O cuscuz fedegoso” com Buraco D’ Oráculo

Dona Maria do Cuscuz vende seus quitutes nas ruas. Entre as guloseimas está o cuscuz feito com fedegoso , um matinho cheiroso. Como não encontra comprador, oferece o tal cuscuz a um pedinte, que ao se deliciar com a iguaria, finge passar mal para não ter de pagar. Desesperada dona Maria pede ajuda a Mãezinha do Quixadá, uma raizeira que vende erva medicinais. A Raizeira irá aplicar toda sua charlatanice para identificar a suposta doença do pedinte, de forma que possa arrebanhar mais fregueses para seus miraculosos produtos.
Local: Praça Inácio Dias

Ato Artístico Coletivo Cimento Perus

24 Ago
a
29 Ago

  • diariamente de 24 (Seg) a 29/08 (Sáb)
    • das 10:00 às 19:00

CEU Perus
Rua Bernardo José de Lorena, S/N° Vila Fanton São Paulo - SP
Catraca Livre