As escolas mais incríveis do mundo

O modelo de escola tradicional é contestado por muitas instituições educacionais que desenvolvem métodos alternativos de ensino.

Provas, testes e lições de casa são práticas que são vistas como antiquadas e ineficazes. Profissionais da área de ensino estão desenvolvendo novas maneiras e tipos de estrutura para a educação.

Conheça algumas delas pelo mundo

A escola dinamarquesa Kaospilot aposta no ensino colaborativo e baseado em projetos para formar seus alunos. A instituição é uma escola internacional de empreendedorismo, criatividade e inovação social fundada em 1991, que propõe uma formação de 3 anos onde os “alunos profissionais” são protagonistas do seu próprio aprendizado, e onde estudos de caso são completamente substituídos por projetos reais com clientes de verdade.

Brockwood.

Brockwood é uma escola internacional inglesa que oferece uma educação holística personalizada para pouco mais de 70 alunos com idade entre 14 a 19 anos. Seus métodos são profundamente inspirados pelos ensinamentos de J. Krishnamurti, e incentivam a excelência acadêmica, a autocompreensão, a criatividade e a integridade em um ambiente seguro e não competitivo.

School of Life.

Escola da Vida (School of Life) – O método foi criado pelo filósofo e escritor suíço Alain de Botton em 2008 e já chegou ao Brasil, com cursos intensivos em São Paulo. A ideia é ajudar os alunos a lidar com os dilemas do ser humano, passando por filosofia, psicologia e artes visuais, e destilar grandes pensamentos de todas as épocas para enriquecer o cotidiano dos estudantes.

Reggio Emilia.

Abordagem Reggio Emilia: esse método foi criado em 1945 por Loris Malaguzzi, um jovem professor que na época ensinava crianças da região italiana de Reggio Emilia. O sistema educacional tem uma estrutura com uma forte organização, um grande relacionamento com a comunidade e uma intensa participação dos pais. No ponto central da abordagem, está a crença de que as crianças são cheias de curiosidade e criatividade. Em suas mentes, existem espaços vazios esperando para serem preenchidos por fatos, imagens ou datas. Por isso, o currículo nas escolas é flexível e emerge das ideias, pensamentos e observações das crianças. Seu objetivo principal é cultivar uma paixão permanente pela aprendizagem e pela exploração.

Summerhill.

A escola de Summerhill se baseia no pensamento do escocês Alexander Sutherland Neill: nela, as crianças fazem o que querem. Com 90 anos de idade, Summerhill é conhecida como uma das escolas democráticas: as aulas são opcionais e os alunos só as atendem se quiserem. Além disso, a gestão da instituição também é democrática; todas as decisões são coletivas.

Escola Primária José Urbina López.

A Escola Primária José Urbina López fica perto de um lixão na fronteira do México com os EUA, na cidade de Matamoros em que há intensa atividade de guerra contra drogas. O lugar era uma escola normal até que Sergio Juárez decidiu transformá-la em algo parecido com a Vittra e passou a tratar conhecimento não como mercadoria entre professor e aluno, mas sim algo que parte da motivição e busca do próprio aluno.

Vittra.

A escola sueca Vittra incentiva os alunos a agirem de modo independente. Há 30 escolas no país e não há salas de aula. Os alunos circulam livremente e trabalham naquilo que os interessa para estimular autoconfiança, independência e coletividade, uma vez que há opções de trabalhos em grupo.

 Via IdeiaFixa