Livros são excelentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento, e é muito importante que haja incentivo de leitura ou interação das crianças. “O Rapto da Vaca Sagrada” é o nome da obra, eletrônica e gratuita, disponível em aplicativo para Android (em breve também para IOS).

O livro conta a história de um detetive que embarca numa viagem para encontrar uma vaquinha sagrada em apuros. Ela teria sido sequestrada na Índia e o caminho que leva à descoberta do seu paradeiro inclui um divertido conjunto de atividades interativas relacionadas à língua portuguesa.

A ideia é encontrar maneiras de auxiliar o detetive indiano a decifrar alguns códigos da nossa língua para, enfim, devolver a vaquinha sagrada ao seu povo. Para isso, o material é repleto de atividades interativas, que convidam os estudantes em fase de alfabetização a interagir com letras e palavras.

Créditos: Divulgação

A ideia é que o livro seja adotado em sala de aula, pelos professores.

Assim, trabalham questões muito importantes e corriqueiras neste período de alfabetização: a troca de consoantes na constituição das palavras e a identificação destas letras, pelas crianças, a partir de sua sonoridade.

A iniciativa é da equipe do CENPEC, que defende a produção de conteúdos virtuais e interativos como excelente ferramenta educacional. A instituição tem 30 anos de experiência em formação de professores e desenvolvimento de materiais pedagógicos.

A proposta é que o livro seja adotado pelos professores, em sala de aula. Para saber mais, clique aqui.

Leia mais:

Samara Felippo indica 9 livros para empoderar crianças negras

Literatura & bebês: mais 50 livros para os pequenos conhecerem

'Incrível Máquina de Livros' transforma livros usados em novos