Aprender música é um importante método de alfabetização infantil

O processo de aprendizado da leitura e da escrita pode ser facilitado com formas e técnicas muito mais lúdicas e divertidas

De que maneira a vivência musical pode se transformar num importante método de alfabetização infantil?

Em entrevista ao Laboratório de Educação, a pedagoga e psicomotricista Carolina Elisabeth Oliveira aborda o tema e indica que ter desenvoltura com questões rítmicas é um elemento importante para potencializar a fala, a leitura e a escrita.

Ler, escrever, ouvir e falar… Todas essas práticas sociais estão vinculadas.

Embora alguns conteúdos e processos de conhecimento específico sejam trabalhados de forma mais sistemática a partir do ingresso na escola, as crianças não aprendem apenas nos contextos da sala de aula.

Quaisquer aprendizagens, realizadas na escola ou fora dela, dependem de experiências, vivências, informações e conhecimentos construídos previamente e que são base para que novos sejam adquiridos.

Batucar e cantar também é um método de alfabetização

A partir da vivência corporal de experiências como ouvir música, dançar, cantar, batucar ou realizar brincadeiras que envolvem uma marcação dos sons e movimentos no tempo, a criança vai desenvolvendo uma noção interna de ritmo.

Essa ideia de uma melodia interna também é explorada pela pesquisadora Michèle Petit, conforme destacamos aqui.

Esse elemento será fundamental para entender e reproduzir entonações, algo essencial à compreensão e bom aproveitamento da linguagem, seja ela em forma de fala ou texto.

Confira a entrevista completa com Carolina Elisabeth abaixo:

O Sim, Toda Criança Pode Aprender visa qualificar o debate sobre a educação, introduzindo a noção de aprendizagem como uma capacidade inerente a toda e qualquer criança, independentemente de gênero, classe, contexto familiar, de fatores socioculturais ou de qualquer outra natureza.

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