Divulgação

Créditos: Divulgação

Crianças praticando yoga

Yoga é coisa de adulto, certo? Errado! Em uma creche municipal localizada no bairro Jardim Peri Alto, na zona norte de São Paulo, 110 crianças entre zero e três anos de idade praticam a técnica.

Administrada pela ONG internacional Amurt-Amurtel, o Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga, oferece aulas de yoga e meditação às crianças que ficam no espaço durante todo o dia. A prática faz parte de uma série de atividades que buscam desenvolver aspectos físicos e emocionais.

Na instituição, os pequenos são educados segundo uma filosofia propagada pela Ananda Marga no mundo inteiro que é o neo-humanismo. Criada e difundida pelo filósofo indiano P. R. Sarkar, a pedagogia busca envolver paralelamente o físico e o espiritual das crianças sem nenhum envolvimento com religião.

Os bebês do berçário também têm acesso a técnicas indianas de relaxamento. Eles são submetidos à aromaterapia com essência de lavanda acompanhada da shantala para estimular a sensação de acolhimento nos pequenos através do contato com a pele. As educadoras ainda ensinam a prática às mães para que continuem a praticá-la no ambiente familiar.

Outro detalhe de destaque na instituição é que o cardápio oferecido às crianças em todas as refeições - café da manhã, almoço, jantar e dois lanches - que é 100% vegetariano. As refeições são repletas de verduras, legumes, frutas e soja.

A ONG Amurt-Amurtel administra outras três creches em São Paulo, duas em Minas Gerais, uma no Pará e uma em Sergipe.