Veja o que as crianças aprendem quando escutam ou leem histórias

Ato de se ler para uma criança cria vínculo afetivo entre ela e o leitor.
Ato de se ler para uma criança cria vínculo afetivo entre ela e o leitor.

Ler e contar histórias só enriquece o desenvolvimento de qualquer criança. A leitura e o ato de ouvir o que as pessoas leem estimulam a concentração, a imaginação, a criatividade e o raciocínio infantil. Sendo assim, estes tipos de costumes, na infância, abrem portas para um universo rico em possibilidades para novas descobertas e aprendizados.

Os livros de histórias são caminhos para um mundo mágico, instigante e divertido. O hábito da leitura introduz a criança em seu universo imaginativo e criativo, além de favorecer aprendizagens que atuam em diferentes campos do desenvolvimento infantil. Textos literários são arte, portanto, eles instigam na criança o conhecimento estético e o senso de apreciação.

É através da imersão na leitura ou da contação de histórias que se aprende sobre a sua cultura, bem como a de outras épocas. A história conta marcos sobre a vida no mundo sob diferentes pontos de vistas. E, contar histórias também pode marcar vidas.

Hábito da leitura traz importantes benefícios ao desenvolvimento infantil.
Hábito da leitura traz importantes benefícios ao desenvolvimento infantil.

Quanto antes a leitura for introduzida na vida de uma criança, melhor. Ler para bebês favorece o contato dele com uma linguagem diferente à que ele está acostumado, o que o aproxima do narrar. E, as narrativas precisam integrar o cotidiano dos bebês e das crianças, pois favorecem a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da linguagem.

Já crianças um pouco maiores, quando ouvem leituras, interagem com um contexto de uso da linguagem escrita e conseguem diferenciá-la, aos poucos, da linguagem oral – o que permite que elas aprendam sobre ambas.

Poesias também são benéficas e devem entrar na rotina de leitura infantil. A criança que ouve uma poesia, principalmente quando é rimada, é estimulada a aprender sobre o ritmo e a musicalidade destes textos.

O ato de se ler para uma criança cria ainda uma relação de proximidade e vínculo afetivo entre ela e o leitor, seja ele um familiar, cuidador ou educador, por exemplo. Este vínculo construído desde cedo se torna uma base para o desenvolvimento emocional e social das crianças dentro e fora de casa.

Ainda sob o ponto de vista emocional, algumas histórias, como os contos de fadas, mostram situações mais complexas às crianças, com sentimentos de perda, medo, abandono, superação e desafios de relacionamentos, por exemplo. É por meio dessas histórias que os pequenos começam a raciocinar e a lidar com vivências e emoções parecidas no mundo real.

A dica é não perder tempo e começar a ler o quanto antes para as crianças com quem se convive, como também favorecer o acesso delas a livros, bibliotecas, livrarias e a todo este universo tão fascinante.

Os livros de histórias são caminhos para um mundo mágico, instigante e divertido.
Os livros de histórias são caminhos para um mundo mágico, instigante e divertido.

Veja mais:

Com informações de Toda Criança Pode Aprender.