Foto: Shutterstock

Créditos: Foto: Shutterstock

Ler poesia traz muitos benefícios às crianças.

Do nosso parceiro A Taba.

Ler para e com crianças é de extrema importância. Os pequenos que são habituados a lerem ou ouvirem histórias contadas pelos pais desde cedo têm tendência a se tornarem bons leitores no futuro. A leitura ajuda na imaginação, na linguagem e na capacidade de compreensão de toda criança, despertando curiosidades e descobertas.

Além de livros de histórias e contos, ler poemas também deve fazer parte da rotina infantil, já que a poesia ajuda as crianças a descobrirem formas, ordens, sons e interpretações de diversas palavras.

Para incentivar a introdução dos poemas às crianças, A Taba reuniu motivos pelos quais os pais devem apresentar este tipo de leitura aos seus filhos o quanto antes. Confira abaixo!

Foto: Shutterstock

Créditos: Foto: Shutterstock

A leitura ajuda na imaginação e linguagem da criança.

1 - A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade.

2 - Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária.

3 - Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.

4 - A presença da sonoridade nesse tipo de texto, construída por meio das rimas e repetições, por exemplo, torna a recitação de poemas uma atividade de prazer para os pequenos.

5 - Ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem. Poesia e música andam juntas e, por isso, apreciar boas canções pode ser um ótimo caminho para aproximar os leitores da linguagem poética.

6 - Poemas possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas, desenvolvendo um olhar curioso sobre o mundo.

Foto: Shutterstock

Créditos: Foto: Shutterstock

Quanto antes a leitura for introduzida na rotina infantil, melhor.

7 - A leitura desses textos obriga o leitor a refletir sobre a melodia, a cadência e as pausas na construção de sentido, ajudando-o a dominar ritmos fundamentais, como o da respiração, por exemplo.

8 - Poemas exploram de maneira inteligente a disposição da palavra no espaço do papel. Neles, os leitores podem aprender que nos textos literários não só conteúdo, mas também a forma tem muito a dizer.

9 - A leitura em voz alta de poemas desenvolve a atenção a aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo) que são fundamentais nas situações de uso da fala em público.

10 - Ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos.

A Taba

A Taba é uma plataforma especializada em curadoria de livros infantis e juvenis formada por um grupo independente de especialistas. A missão é de disponibilizar conteúdos relevantes relacionados ao universo dos livros, da leitura e da formação de leitores. Na plataforma os usuários encontram livros lidos, selecionados e resenhados , classificados conforme o tipo de leitor, de livro e de leitura.

Veja também: