Conheça a surpreendente ‘escola do futuro’ na Finlândia

Escola finlandesa passou a olhar de maneira diferente para a educação infantil.
Escola finlandesa passou a olhar de maneira diferente para a educação infantil.

A Finlândia é conhecida por possuir um dos melhores sistemas educacionais do mundo e sempre recebe alta avaliação no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) – programa que mede as políticas educacionais de 67 países a cada três anos.

O sistema finlandês usa o aprendizado experimental em seu currículo, ou seja, aulas tradicionais são substituídas por projetos temáticos, nos quais os alunos se apropriam do processo de aprendizagem. Mas, além de ser reconhecida por sua educação, a Finlândia acaba de ganhar a “escola do futuro”.

Com padrão que foge totalmente ao de escolas tradicionais, Saunalahti passou a olhar de maneira diferente para a educação infantil. O prédio foi pensado em todos os detalhes para abrigar melhor e de maneira mais expansiva um novo tipo de ensino.

A instituição, localizada na cidade de Espoo, não se parece com uma escola, pois sua construção se remete mais a um museu, ou qualquer outro prédio que chame a atenção para ser visitado.

Além de salas de aula modernas, a escola conta com um teatro, um restaurante, uma biblioteca, um ginásio esportivo e um clube estudantil. As poltronas das salas são reguláveis, confortáveis e adaptadas para o uso de laptops – que substituem as lousas e são conectadas a uma rede própria.

Rodeada por amplas janelas, Saunalahti foi projetada para integrar seu interior com o exterior, contribuindo assim para o bem-estar de seus alunos e um maior contato deles com o meio ambiente.

A escola também tem um parque devidamente equipado ao ar livre, com espaços para práticas esportivas, que se converte em um centro para moradores do bairro ao final do horário escolar. Com isso, a comunidade é trazida para dentro da escola – uma necessidade básica para um novo sistema de ensino.

Confira fotos da inovadora escola finlandesa na galeria abaixo!

Veja mais:

Com informações de Hypeness.