Escola de SP exercita a democracia e envolve alunos na gestão

Democracia é um tema muito importante no contexto atual e pode ser levada para o dia a dia da educação. É o que mostra a experiência da escola municipal de Guarulhos (SP) Manuel Bandeira, relatada pelo portal Porvir.

De acordo com as informações do Porvir, a escola envolve os alunos da educação infantil e do fundamental 1 em seu processo de decisão, o que inclui o investimento de seu dinheiro, o recreio, as refeições e como conduzir a indisciplina.

Alunos se reúnem para acertar decisões referentes à escola
Alunos se reúnem para acertar decisões referentes à escola

Essa mudança se deu a partir de 2013, quando uma nova diretoria aproveitou a sistematização do Projeto Político-Pedagógico da rede municipal e se inspirou no Projeto Âncora, de Cotia (SP).

Aos poucos, as crianças passaram a fazer parte das decisões e hoje têm autonomia para se organizar por meio de um conselho composto por representantes da classe. Esse conselho avalia propostas discutidas em rodas de conversa, depois levadas a assembleias para serem votadas.

Sugestões dos alunos são discutidas em “conselhinho”
Sugestões dos alunos são discutidas em “conselhinho”

O Porvir acompanhou o funcionamento da escola, incluindo a construção coletiva que leva à escolha dos conteúdos a serem aprendidos em classe. Veja na íntegra aqui.

E assista ao vídeo abaixo, um dos documentários da série Janelas de Inovação, da Fundação Telefônica com o Canal Futura, realizado por Caroline Monteiro e Abacateiro Filmes, que relata a experiência:

Leia mais: