Escolas levam crianças para ocupar e aprender na cidade

Do nosso parceiro Portal Aprendiz

Tirar o aluno do espaço escolar e levá-lo para a cidade, expandindo as possibilidades de aprendizagem e permitindo que aquela pessoa em desenvolvimento se aproxime da realidade do território onde vive e estuda, sempre foi uma premissa da educação integral. Questões urbanas problemáticas como segurança e mobilidade, contudo, ainda fazem com que muitas escolas mantenham as portas fechadas para a cidade.

Levar as crianças para participarem da rotina urbana.
Levar as crianças para participarem da rotina urbana.

Na EMEI Monteiro Lobato, situada na região central de São Paulo  momentos de aprendizagem externa se tornaram comuns na rotina escolar e são valorizados não apenas pelas crianças, mas também pelos docentes, funcionários e famílias. A escola promove visitas pedagógicas ao Museu de Arte Brasileira (MAB), ao Instituto Moreira Salles e à Biblioteca Monteiro Lobato. A EMEI Gabriel Prestes, outra escola na região central de São Paulo também promove itinerários educativos pela cidade.

Já no CEU Alvarenga, o único equipamento cultural disponível na região da Pedreira, na zona sul do município, as crianças saem para fotografar o bosque vizinho e jovens percorrem trajetos educativos pelas ruas, becos e vielas.

Também na zona sul da cidade, a EMEI Chácara Sonho Azul fez questão de assinalar em seu projeto político-pedagógico que “a criança tem direito à cidade”.

Leia no Portal Aprendiz a matéria completa com a experiência detalhada de cada escola.