Criança que lê sobre o outro desenvolve empatia, diz estudo

Estudo realizado em parceria pela Universidades de Chicago, nos Estados Unidos, e de Hashemite, na Jordânia revelou que a partir da leitura de histórias de outras culturas, as crianças desenvolvem olhar empático e senso de generosidade.

O estudo foi realizado a partir de análises de resultados e impacto do projeto ‘We Love reading” (Nós amamos ler, em tradução livre) iniciado em 2006 na Jordânia que reúne grupos de adultos voluntários e crianças de bairros da cidade de Amã para sessões de contação de histórias.

A partir da leitura as crianças se aproximam de outros universos e desenvolvem um olhar empático.
A partir da leitura as crianças se aproximam de outros universos e desenvolvem um olhar empático.

“Percebemos que quando crianças leem ou ouvem histórias sobre outras culturas, elas entendem a perspectiva do outro e compreendem porque eles fazem o que fazem. Então, mesmo quando não concordam, elas aprendem a respeitar”, diz Rana Dajani, fundadora do projeto e colaboradora do estudo.

Atualmente, o projeto é realizado hoje em 30 países, e em mesmo em acampamentos para refugiados e também edita livros próprios sobre temas como discriminação, empatia e meio ambiente.

Com informações de We love Reading.

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