Dar adeus à chupeta – ou à pepê, como dizem os pequenos – é um marco importante no crescimento das crianças, e deixá-lo simboliza um ganho significativo de autonomia e desenvolvimento. Por isso, nem sempre é tão simples para elas dizer adeus a este objeto que representa conforto e acolhimento.

Não por acaso, tem quem invista nas ideias mais inusitadas, como construir uma árvore de chupetas – foi o que fez a EMEI Dona Leopoldina – ou amarrar a pepê em balões coloridos que ganham o céu. Vale tudo para que a hora do tchau não seja uma fonte de traumas e lembranças negativas.

E aí entra a literatura infantil, repleta de livros sobre esse tema. Listamos aqui embaixo algumas dessas obras, para inspirar pais, professores e cuidadores a investir numa abordagem afetiva na hora de largar a pepê. Lembrando sempre que cada criança tem seu tempo, e conduzir o processo com naturalidade cabe os adultos responsáveis, sem forçar nem frustrar os pequenos.

Pipo, o troca chupetas”, de Tatiana Sodero e Jarbas Domingos

Créditos: Reprodução/Editora Cepe

A jornalista Tatiana Sotero e o cartunista Jarbas Domingos contam a história de um garoto que vive em um lugar distante chamado Terra do Bico.

Nanda completou três aninhos e negocia com a mãe a retirada de suas chupetas. É aí que conhece a história de Pipo, um garoto cuja missão é recolher as pepês das crianças grandes e não deixar faltá-las para os bebezinhos. Ele é dono de uma máquina chamada de troca-chupetas, capaz de transformar restos das pepês em brinquedos.

O balde das chupetas”, de Bia Hetzel e Mariana Massarani

Créditos: Reprodução/Brinque-Book

As delicadas ilustrações de Mariana Massarani ajudam os pequenos a se identificar com a vivência dos personagens.

Desde sempre, Joca dorme todas as noites com sua querida chupeta, a “pepeta”. Mas agora ele já está grande, e chegou a hora de deixá-la. Seus pais, a irmã e vários familiares têm uma ideia sobre o que Joca deveria fazer com a chupeta, mas nenhuma deixa o menino satisfeito, até que sua tia aparece com uma sugestão criativa e inusitada: qual será? Neste livro ilustrado com vocabulário simples, as autoras tratam com carinho e criatividade daquele que é o primeiro dilema da vida de muitas crianças.

Minha chupeta virou estrela”, de Januária Alves e Tati Móes

Créditos: Reprodução/Editora LeYa

Uma fábula delicada sobre este marco na autonomia dos pequenos.

Pedro amava sua chupeta verde, mas teve que abrir mão dela para não perder seu dente. Uma escolha difícil e desafiadora para um menino pequeno, mas a fantasia e a imaginação ajudaram Pedro a perceber que se um prazer se vai, há outros para colocar em seu lugar.

Tchau chupeta”, de Taciana Barros, Edgard Scandurra, Arnaldo Antunes e Antonio Pinto

Pensando nessa fase importante na vida de qualquer criança que Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto fizeram uma música para incentivar as crianças a largarem a chupeta, no projeto Pequeno Cidadão, idealizado pelo grupo e seus filhos em 2009. Com ilustrações feitas por Cláudia Briza, o livro conta a história do personagem da música, através de imagens bem coloridas, que prendem a atenção das crianças, sugerindo que largar a chupeta pode ser mais divertido do que parece. Além dos desenhos, o livro ensina as crianças a desenvolverem a consciência ecológica, mostrando quanto tempo a chupeta e outros materiais levam para se decompor na natureza e a importância da reciclagem.

"A chupeta de Nina", de Christine Naumman 

Nina é uma menina que sabe o que quer. E o que ela quer é a chupeta. Hoje, amanhã e sempre. Até ao dia em que ela encontra alguém que precisa mesmo muito do objeto. Quem será? Uma história que coloca a vivência da criança em perspectiva e estimula a identificação pelo outro de um jeito sensível e lúdico.

A Fada da Chupeta e outras histórias”, de Tatiane Martins Jorge

Créditos: Reprodução/Book Toy

Um livro de histórias infantis que enfoca o tema 'hábitos orais' e suas conseqüências para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

'A Fada da Chupeta e outras histórias: os hábitos orais no mundo da imaginação' é um livro composto por 15 histórias, voltadas ao público infantil, sobre o tema: hábitos de sucção de chupeta, dedo e/ou mamadeira. O objetivo dessas narrativas é auxiliar pais, educadores e profissionais da saúde que queiram iniciar um diálogo com as crianças sobre o tema. Ao final de cada história, existe uma atividade para a fixação do conteúdo aprendido. O livro ainda traz, nos primeiros capítulos, reflexões sobre a origem e as consequências dos referidos hábitos, bem como sobre a contação de histórias como uma estratégia favorável à faixa etária das crianças em idade pré-escolar.

Para quem quiser colocar uma trilha sonora específica para essa momento, conheça músicas que também ajudam a desapegar da pepê.

Leia mais:

Desfralde sem traumas: dicas de livros para naturalizar o assunto

50 livros que os bebês devem conhecer antes de deixar as fraldas

Nasci, cresci, voei: 35 músicas para cada fase da criança

Imagem Autor

Renata Penzani é jornalista, repórter do Catraquinha, pesquisadora do livro para a infância e autora do site Garimpo Miúdo.

+ posts do autor