Piuííí: para ensinar empatia, escola cria ‘trenzinho do amor’

Na última semana, um vídeo chamou atenção nas redes sociais. Publicado na página da Escola de Educação Infantil Pequenos Passos, de são Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o vídeo mostra um grupo de crianças compartilhando um trenzinho movido a tudo aquilo que realmente importa na vida. Em cada “vagão”, feito com caixas de papelão coloridas, uma criança representando um sentimento ou um valor, como afeto, família, alegria, fé, humildade e muitos outros.

A atividade foi idealizada pela educadora Gisele Freire, uma das sócias da instituição, com o objetivo de transmitir aos pequenos a importância da empatia e da alteridade nas relações humanas.

As imagens mostram as crianças passeando pela escola cantarolando uma canção que entoa palavras de respeito – uma composição do professor Eilton Seara.

Em entrevista ao Hypeness, Gisele contou que a ideia do trenzinho apareceu para ajudar os pequenos a passar pela fase das brigas e mordidas de um jeito lúdico e diferente. Quem trabalha com crianças ou convive com elas, sabe que comportamentos potencialmente agressivos podem ser recorrentes na fase do desenvolvimento em que a criança apreende o sentido de posse e do espaço do seu corpo.

Ao colocar as crianças à frente de um trenzinho que leva ‘cargas’ de valores cruciais para a vida em sociedade, a brincadeira cria nas crianças um senso de identificação, pertencimento e, mais do que isso, de responsabilidade por passar aquele sentimento adiante.


  • A importância da empatia – Michele Borba, psicóloga educacional e autora do livro “Unselfie: Why Empathetic Kids Succeed in Our All-About-Me World” (“Para fora de si: por que crianças empáticas são mais bem sucedidas em um mundo que parece girar ao redor do umbigo de cada um“, em tradução livre) acredita que o aumento do narcisismo e a perda de empatia são as principais razões de depressão na infância e outros problemas de saúde mental.

Assista ao vídeo, abaixo, e veja as fotos e inspire-se com este trenzinho cheio de cores e ternura.

Leia mais: