Saiba por que escolas públicas do Ceará são as melhores do país

Ceará concentra as 24 melhores escolas públicas de Ensino Fundamental do Brasil.

Estudar é direito de toda criança. O aprendizado, a convivência social, as experiências vividas e as descobertas realizadas dentro da escola fazem parte da base de conhecimento importante aos pequenos.

Muitos comentam e questionam sobre a qualidade do ensino público brasileiro. É comum se ouvir críticas – na maioria das vezes, sem embasamento – sobre o método de ensino ou de aprovação e a qualificação de professores, por exemplo. Entretanto, o que deve ser de conhecimento geral é a verdadeira qualidade de tantas escolas públicas brasileiras, que são reconhecidas como de excelência a partir de avaliações.

Você sabia que no Ceará se encontram as 24 melhores escolas públicas de Ensino Fundamental do Brasil? Pois, para mostrar os motivos dessas instituições serem exemplo para todo o país, uma equipe do jornal A Tribuna do Ceará visitou seis destas escolas públicas que ocupam os primeiros lugares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e publicou a experiência em uma matéria especial.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avalia a qualidade de escolas e das redes de ensino do país através da combinação da taxa de aprovação escolar com o desempenho dos alunos. E, muitas das escolas reconhecidas como primeiras no ranking do Ideb estão localizadas no interior cearense. 

Segundo a reportagem da Tribuna do Ceará, as escolas de excelência pelo Ideb visitadas por eles possuem soluções simples – planejadas e executadas com firmeza – que provam que, para avançar, a educação não precisa de muito dinheiro e investimento em tecnologias.

Qualidade de ensino e ambiente seguro e saudável aos alunos são prioridades das escolas de excelência.

Entre os exemplos da rotina destas escolas percebe-se atividades tradicionais e parecidas em todas elas, como o cumprimento da grade horária, controle de frequência e faltas, reforço para alunos com dificuldades, avaliação constante, existência do dever de casa, correção de tarefas em sala de aula, e a garantia da merenda escolar e do material didático aos alunos.

A reportagem cita ainda que consultorias educacionais, capacitação de professores, aumento salarial, premiação em dinheiro e autonomia da direção escolar estão presentes em ações de gestão em todas as escolas do ranking.

Oferecer um ambiente escolar seguro, projetos estimulantes e uma boa relação entre alunos e professores, também são atitudes das escolas de excelência que devem ser copiadas por todas as instituições de ensino do país.

Confira, abaixo, exemplos das escolas públicas de Ensino Fundamental do Ceará  destacadas entre as melhores do Brasil.

  • Escolas de Sobral

Uma das escolas visitadas pelo Tribuna do Ceará foi a escola Emílio Sendim, em Sobral, que obteve a nota de 9,8 – a mais alta – no Ideb de 2015. Entre as prioridades da melhor escola pública de Ensino Fundamental do país daquele ano está o oferecimento de um ambiente saudável à educação para que os alunos tenham um bom desempenho.

Outra escola visitada foi a Antônio Custódio, também em Sobral, que obteve nota 9,7 no Ideb 2015. Nela, se destaca o esforço pela alfabetização, a seleção criteriosa de professores, e o acompanhamento diferenciado a alunos e professores.

A cidade de Sobral é um exemplo a ser seguido pelo resto do país. Após uma avaliação no início dos anos 2000 detectar que 48% dos alunos entre sete e oito anos do município eram analfabetos funcionais, a cidade passou a ter um projeto para mudar este quadro. Uma das atitudes tomadas foi adotar o método fônico como ferramenta de alfabetização. Como resultado, em 2009, o Ideb da cidade superou a meta federal prevista para 2021, que é de 6,1 pontos.

  • Escolas de Coreaú

Outra escola de excelência é a São Joaquim, no distrito de Canto, em Coreaú. Em 2015, ela obteve uma das mais altas médias na Prova Brasil, avaliação do Ministério da Educação (MEC) que analisa a aprendizagem de alunos brasileiros em português e matemática. Em 2016, a escola São Joaquim conseguiu empatar com a escola Emílio Sendim, de Sobral, no primeiro lugar do Ideb, com a nota 9,8.

A escola Coração de Jesus, no distrito de Aroeiras, em Coreaú também merece destaque. A instituição tem um dos melhores desempenhos do Ceará nas avaliações do Ideb dos últimos anos, sendo que em 2015, ela obteve a nota de 9,2.

  • Escolas de Granja

A cidade de Granja também se destaca no ranking do Ideb 2015, com três escolas entre as 24 melhores do Brasil. Neste município, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o penúltimo mais baixo do Ceará, sendo que a educação foi o índice de maior crescimento no local nos últimos 10 anos.

A escola Eliezer Arruda, no município de Granja, está entre as 10 primeiras colocadas no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. 

Outra escola do município de Granja que se destacou no Ideb 2015 foi a Dona Arzília Mota, localizada em um dos bairros mais pobres da cidade, o São Pedro. 

Existência de projetos estimulantes e boa relação entre alunos e professores também são características de escolas exemplares.

Veja mais:

Com informações de Tribuna do Ceará.