Fundação Dorina Nowill lança biblioteca online com livros acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão

Por: Mayara Penina
Acervo de livros nos formatos áudio e digital.

Na pesquisa “Condições de Vida das Pessoas com Deficiência no Brasil – 2013”, realizada pela Secretaria de Transparência Coordenação de Pesquisa e Opinião – DataSenado com 1.007 pessoas com deficiência de todo o Brasil, 73,9% citaram a internet como principal meio de comunicação onde buscam informações no dia-a-dia. Conhecendo a importância da inclusão digital a Fundação Dorina Nowill para Cegos lança uma ferramenta que facilitará o acesso à cultura, informação educação e entretenimento para as pessoas com deficiência visual.

A novidade é a Dorinateca – Biblioteca Digital Dorina Nowill, uma biblioteca sem fronteiras que proporcionará acesso facilitado e amplo a um acervo de livros nos formatos áudio e digital acessível Daisy, além de arquivos para impressão de publicações em braille. No site www.dorinateca.org.br, todos os títulos e formatos acessíveis estarão disponíveis para download para as pessoas com deficiência visual, protegidos por um finger print, evitando a pirataria. O acervo acessível da Fundação Dorina, disponibilizado em livros impressos em braille, em áudio ou digitais acessíveis gravados em CDs, continuará a ser produzido. Porém, a plataforma digital deve ampliar de forma significativa o acesso deste público a livros acessíveis em qualquer lugar que estejam. Para acessar a e usufruir do acervo, os requisitos são o cadastro na Dorinateca e o acesso à internet.

“Os livros poderão ser baixados, de forma autônoma e ágil, diretamente pela plataforma Dorinateca conforme o interesse e recurso desejado pelas pessoas com deficiência visual. É como ter uma prateleira de livros acessíveis em um ambiente virtual”, afirma Ana Paula Silva, coordenadora de acesso ao livro, da instituição. A profissional reforça que há ainda um acréscimo: “o acervo disponível apoiará na alfabetização por meio do braille, pois também disponibiliza arquivos apropriados para impressoras braille. Assim, reforçamos que os formatos de materiais acessíveis se somam e a tecnologia é utilizada como complemento e incentivo à leitura e à alfabetização”.

O projeto prevê que até o final de 2015, a biblioteca online conte com mais de 4400 títulos em formatos acessíveis.