A jornalista Helen Ramos ganhou visibilidade com o canal no Youtube Hel Mother, onde compartilha, de forma divertida e sincera, experiências da maternidade. No vídeo publicado em 1º de fevereiro, ela dá algumas dicas para enfrentar o puerpério, essa fase difícil e delicada pela qual todas as mães passam e que, segundo ela, “é tipo correr uma São Silvestre sem estar preparado”.

No vídeo, Helen cita, por exemplo, a importância de pedir ajuda. Em um momento de tanta fragilidade como o puerpério, é muito significativo ter uma rede de apoio - seja o companheiro ou a companheira, a família, os amigos, outras mães que estejam também imersas no universo da maternidade. É importante reconhecer a vulnerabilidade e ter ao lado pessoas que possam ajudar de alguma maneira.

Créditos: Reprodução/YouTube/Hel Mother

"Puerpério é tipo correr uma São Silvestre sem estar preparado” - 10 dicas da Hel Mother para enfrentar essa fase difícil com mais tranquilidade.

Um conflito que muitas mulheres enfrentam é em relação à saúde do bebê e o cuidado com ele – a preocupação com o ganho de peso, com a evolução e o crescimento, acompanhados de uma culpa muito presente ao longo da maternidade. Por isso, Helen aconselha: “procure um pediatra que te acolha”, pode fazer toda diferença nesse processo.

Confira algumas dicas da Hel Mother para enfrentar o puerpério:

  • Deixe comidas prontas

O início da rotina de volta ao lar com o bebê pode ser bastante conturbado. Além das demandas dele, a mulher tem também suas próprias necessidades e tudo isso toma um tempo significativo ao longo do dia. Por isso, Helen aconselha que a gestante se prepare, antes da chegada do bebê, e que deixe alguns alimentos já prontos e congelados para facilitar o dia a dia. Afinal, a alimentação da mulher nessa fase é de extrema importância.

  • Beba muita água

É isso, beba bastante água. É muito importante se manter hidratada, afinal, o bebê demanda da mãe no processo de amamentação. Por isso, compre garrafas e deixe sempre espalhadas pela casa.

  • Tenha alguém para cuidar da limpeza da casa

Se houver possibilidade, contrate alguém para fazer faxina na sua casa, ou então, conte com o auxílio de pessoas próximas que possam cuidar da limpeza da casa para você. “Aceite ajuda”, Helen reforça ao longo de todo vídeo.

  • Tire um dia para relaxar um pouco

“Dê um pouco de amor para você” e “receba amor”, são duas dicas valiosas que Helen dá às puérperas. Dedique um dia ou um tempo para você – faça uma drenagem, faça as unhas, peça ao companheiro ou companheira uma massagem, ou algo que te dê prazer, que te transmita carinho e tranquilidade. Enfrentar o puerpério pode ser desgastante e muito intenso, então permita-se viver alguns momentos de relaxamento, da maneira que se sentir melhor.

  • Não se isole do mundo

“Não contribua para a sua solidão ser maior. Abra espaço para receber amor” é outro conselho importante que Helen deixa no vídeo. O puerpério é um momento, para muitas mulheres, de solidão, tristeza e oscilações de humor. Naturalmente pode haver uma vontade de se manter mais reclusa, mas o ideal é que essa reclusão não traga sofrimento, que seja saudável. É importante se conhecer e estar atenta a todas as mudanças de comportamento para evitar que esses sentimentos se transformem num quadro depressivo. Por isso, chame para te visitar uma amiga ou alguém próximo com quem você tem liberdade e que esteja disposto a te ouvir, conversar, te distrair e evitar o sentimento de solidão.

Assista o vídeo na íntegra:

Leia Mais:

'Precisamos falar sobre a mulher no pós-parto', diz Daniel Becker

Pós-parto: especialistas e mães desvendam a fase do puerpério

'Louca não, puérpera': conheça as paródias do Karaokê Materno