Prefeitura de SP oferece curso gratuito para capacitar doulas

Quem tem interesse em se tornar doula e se especializar em atendimento a gestantes durante o parto terá a oportunidade de fazer um curso gratuito oferecido pela Prefeitura de São Paulo.

Na última segunda-feira (28), a secretaria de saúde do município lançou o Programa de Doulas Voluntárias, uma capacitação com carga horária de 40 horas para que essas profissionais possam atuar em hospitais e maternidades municipais.

Atualmente, a primeira turma de 30 doulas está sendo capacitada, em uma preparação que começou dia 23 de agosto. Em breve, outras turmas serão abertas, e as alunas vão atuar como propagadoras de conhecimento, de modo a levar as informações para outras regiões da cidade.

A doula tem a função de apoiar emocionalmente a mulher em trabalho de parto

As doulas seguirão as diretrizes do Manual do Programa das Doulas Voluntárias. Se uma gestante internada já tiver sua doula – classificada de “doula externa” –, ela terá que agendar uma visita ao hospital e a Coordenadora do Voluntariado vai efetuar o cadastro dessa mulher no sistema. Em seguida, a doula receberá as orientações necessárias e assinará os termos devidos.

Trabalho de doula

Segundo a secretaria, a palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”. Seu trabalho é dar suporte físico e emocional a gestantes no período pré-parto, do parto e do pós-parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a doula é treinada para apoiar emocionalmente a gestante e incentivá-la a participar das decisões envolvidas no processo.

Leia mais: