Pesquisadores investigam o efeito da música em crianças autistas

Artigo da USP investiga as dimensões do sonoro para crianças autistas

Na última versão da revista de psicologia da Universidade de São Paulo – Revista Psicologia USP – um dos assuntos abordados é o efeito da música para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No artigo”A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas“, de autoria de Beatriz Alves Viana, Luis Achilles Rodrigues Furtado, Camilla Araújo Lopes Vieira e Adeline Annelyse Marie Stervinou, da Universidade do Ceará, investiga-se a relação da lalíngua com a música e suas contribuições para os cuidados com autismo.

  • “Lalíngua” é uma palavra inventada pelo psicanalista Jacques Lacan, que se refere ao papel fundamental da linguagem na estruturação do inconsciente.

O artigo teve origem na experiência com crianças autistas a partir de uma ação de extensão universitária, desenvolvida em um Caps Geral (Centro de Atenção Psicossocial), e em um serviço de Psicologia.

Durante essa vivência, foi identificado o grande interesse que alguns autistas apresentam pela música. A pesquisa investiga como as manifestações sonoras se relacionam com essas crianças, com foco da dimensão musical, para melhor entender a relação entre o sujeito e o outro.

“Quando a criança ainda não aprendeu a falar, mas já percebeu que a linguagem significa, a voz da mãe, com suas melodias e seus toques, é pura música, ou é aquilo que depois continuaremos para sempre a ouvir na música: uma linguagem em que se percebe o horizonte de um sentido que no entanto não se discrimina em signos isolados, mas que só se intui como uma globalidade em perpétuo recuo, não verbal, intraduzível, mas, a sua maneira transparente”, diz o artigo.

A publicação está disponível na íntegra no site de trabalhos acadêmicos Scielo, clique aqui para ler e se aprofundar no assunto.

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