Bloquinho ‘EurECA’ sai às ruas pelos direitos das crianças

Carnavalizar também pode ser sinônimo de luta. É o que mostra o bloco Eureca, criado em 1992 com o objetivo de celebrar a importância do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). E o melhor: são as próprias crianças e jovens que levantam a bandeira, reforçando o valor do protagonismo infantil e juvenil.

Para a folia deste ano, o grupo escolheu o tema Diversidade, e vai desfilar pelas ruas instigando as pessoas a refletir sobre a importância de garantir o espaço que o tema merece na família, na escola e em toda a sociedade.

Uma das maiores manifestações de rua do país na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o Bloco Eureca iniciou suas atividades há 16 anos.
Uma das maiores manifestações de rua do país na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o Bloco Eureca iniciou suas atividades há 16 anos.

De acordo com o bloco, em entrevista ao Estadão, o intuito do projeto é “provocar na sociedade uma ampla reflexão em torno dos retrocessos que temos vivido em relação aos direitos dos filhos e filas da classe trabalhadora”.

Os propósitos do grupo estão expressos no samba enredo criado especialmente para entoar a temática de 2018. Confira a letra que as crianças vão cantar na avenida este ano:

“Diversidade, respeito e igualdade
É o tema que o EURECA na avenida vem cantar
Pela mobilização e unidade popular

Quando meu bloco chegar vem meu povo cantar liberdade expressar
Seu julgamento para mim não é sentença
Eu exalto o valor do meu gênero e cor
Me ensinaram que esse estado é de direito
Sendo assim eu não lhe peço
Eu exijo seu respeito!

Refrão

Brasil terra da diversidade, das cores do sincretismo
E de quem mais quiser somar
O próprio samba é o retrato da mistura
Da perifa, da cultura, do terreiro e do altar
A violência a quem ama diferente fere e mata muita gente
Isso tem que acabar
Não tem remédio para o que não é doença
E viva a diversidade Bloco Eureca vem cantar”

Para quem quiser acompanhá-los na folia e na luta, o Eureca desfila no dia 9 de fevereiro em São Bernardo do Campo, na Rua Jurubatuba, 1610, às 13h; no dia 13 de julho, em São Paulo (local ainda a confirmar); no dia 28 de julho em Rio Claro (local ainda a confirmar); e no dia 5 de outubro em Sapopemba (local ainda a confirmar).

Leia mais: