O dia 19 de abril é conhecido como o Dia do Índio. Apesar de haver muito pouco o que se comemorar em relação à temática, se considerarmos a destruição crescente dos territórios habitados pelos povos indígenas, a data pode ser uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura e valores dos primeiros habitantes do nosso país, e nos aproximarmos dela.

Créditos: Shutterstock

"Uma criança que pode subir em árvore, que pode levar picada de marimbondo, formiga, ela está exposta a riscos e isso a ajudará a lidar com o mundo", Ailton Krenak

Então, para celebrar a data e honrar essa cultura, o Catraquinha convidou o líder indígena Ailton Krenak e o escritor e professor brasileiro Daniel Munduruku para uma reflexão: o que a infância das crianças indígenas pode ensinar às famílias dos grandes centros urbanos? Que inspirações e ensinamentos podemos tirar do modo de vida, de encarar o mundo e se relacionar com a natureza podemos tirar dessa cultura?

Confira a seguir:

 Veja também:

19 livros para nos aproximarmos das culturas dos povos indígenas

Imagem Autor

Jornalista entusiasta da informação como motor de transformação e empoderamento.

+ posts do autor

Rede Catraquinha

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.