Todas as brincadeiras podem favorecer o desenvolvimento das crianças, mesmo aquelas que costumam ser rejeitadas pelos estereótipos de gênero. É o que brincar de boneca faz pelos meninos, por exemplo, contribuindo para que, no futuro, exerçam uma paternidade mais saudável.

Em seu blog My Small Potatoes, Arlee Greenwood falou de como apresenta essa brincadeira aos três filhos a partir da leitura de "William's Doll", livro escrito nos anos 1970 por Charlotte Zolotow.

No livro, um garotinho quer uma boneca para brincar. No entanto, seu irmão e seu vizinho o ofendem por ter esse desejo. Até que a sua avó acaba por comprar o brinquedo para ele, compreendendo a necessidade do menino de entrar em contato com a atividade amorosa que é brincar com um bebê de mentirinha.

Créditos: Reprodução/ Blog My Small Potatoes

Livro inspira meninos a brincarem de bonecas

A partir dessa leitura, Arlee conta que reuniu os três meninos e promoveu uma sequência de atividades: primeiro, trocaram a fralda do bebê, depois deram banho e, por fim, colocaram os bebês em slings e deram mamadeira.

De acordo com o site Criando com Apego, a brincadeira permite aos meninos exercitar o ser pai. Além disso, estimula o tato, a coordenação motora e até a linguagem.

Leia mais:

Cantora Aline Wirley fala como apoia o filho a aceitar seu cabelo

Relatos azuis: pai cria cria revista em quadrinhos sobre autismo