Mãe para escola: ‘Minha filha não fará mais lição de casa’

Qual é o limite de tempo que uma criança deve dedicar à lição de casa? Para Bunni Laditan, que mora nos Estados Unidos e é mãe de uma menina de 10 anos, Maya, a alta carga de trabalhos que a escola de sua filha recomendava para casa passou do limite.

Em post no Facebook no último dia 25, a mãe compartilhou uma foto de um e-mail enviado à escola de sua filha, no qual informava à instituição que a menina não faria mais tanta lição de casa, e que a alta carga estava  escola de sua filha estava exagerando na carga de lição. De acordo com a mãe, a filha estaria tendo sintomas físicos causados pelo stress e ansiedade devidos à sobrecarga de tarefas.

Tradução livre do e-mail: “Olá professores da Maya. A Maya reduzirá drasticamente o montante de lição de casa que ela faz. Ela tem estado muito estressada e começou a demonstrar sintomas físicos como dores no peito e insônia no meio da madrugada por conta dos trabalhos da escola. Ela não está para trás de sua turma, e gosta muito da escola. Nós nos consultamos com um tutor e com um terapeuta e ambos sugeriram que a carga de lição diária fosse mais leve. Fazer de 2 a 3 horas de lição ao chegar em casa da escola às 16:30 deixa muito pouco tempo para que ela seja apenas uma criança e aproveite seu tempo em família, e nós gostaríamos de evitar que ela entrasse em depressão por conta de tudo isso. Obrigada pela sua atenção, Bunmi”

O post viralizou, foram mais de 56 mil curtidas, e 16 mil compartilhamentos, e dividiu opiniões.


No post, a mãe explica sua decisão e diz que acreditar que momentos de descanso e de convivência familiar são tão importantes para uma criança quando o estudo, e que acredita que uma criança de 10 anos que fica na escola das 6h30 da manhã às 16h não precisa passar mais duas horas (ou mais) dedicada às tarefas escolares.

  • Leia também: