Projeto viaja pelo Brasil registrando saberes da infância

Por: Mayara Penina

Por Carolina Pezzoni, do Promenino, com Cidade Escola Aprendiz

A infância é invisível ao universo adulto. Esta foi uma das descobertas que mais surpreenderam Gabriela Romeu, jornalista especializada em produção cultural para a infância, em suas andanças pelos rincões brasileiros, em zonas urbanas ou rurais – “até mesmo em lugares onde só se chega depois de dias viajando de barco”, como ela própria fez questão de realçar –, ao pesquisar a vida de meninos e meninas em diferentes cantos do país.

Grupo de reisado mirim do Cariri (CE).
Grupo de reisado mirim do Cariri (CE).

Com ares de adversidade, a revelação, porém, fortaleceu a proposta do Infâncias, um projeto idealizado por Gabriela e sua sócia, a jornalista Marlene Peret, especializada em terceiro setor e empreendedorismo social. A iniciativa se dedica a registrar e documentar o cotidiano e o imaginário das crianças brasileiras – as urbanas, as ribeirinhas, as quilombolas, as indígenas, entre outras. “A ideia é sensibilizar os adultos sobre as infâncias que os rodeiam e sublinhar que as crianças têm muitos saberes”, expõe Gabriela.

Trilhas

Amazônia, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio São Francisco, Cariri cearense, interior de Goiás, norte do Rio Grande do Sul, periferia de Osasco (SP), Chapada Diamantina (BA), Pantanal… São muitos os lugares já visitados pela trupe do Infâncias, que, além de Gabriela e Marlene, conta com a parceria do fotógrafo Samuel Macedo, um “menino crescido”, como define Gabriela, que desde muito novo brinca de filmar e fotografar na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

Leia a reportagem completa no Promenino