Secretaria reforça canal para denunciar exploração de crianças durante carnaval

Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia.

A Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério do Turismo vão reforçar o canal de denúncias Disque 100 para prevenir e coibir exploração sexual de crianças e adolescentes durante o carnaval, período em que tradicionalmente o país recebe muitos turistas. Além disso, os órgãos vão produzir peças publicitárias específicas incentivando as denúncias, em português e espanhol, e reforçar o trabalho de prevenção junto aos empresários do setor turístico.

O Disque 100 registrou 91.342 denúncias sobre violação de direitos de crianças e adolescentes em 2014, com o relato principalmente de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual.

Na dúvida, denuncie

A rede conta também com um aplicativo para smartphones laçado no ano passado, durante a Copa do Mundo, o Projeta Brasil. A partir da localização do celular, a ferramenta disponibiliza um mapa de todos os equipamentos para denúncias nas proximidades. Foram realizados pelo menos 14 mil downloads nas plataformas App Store e Android e 642 ligações diretas pela ferramenta durante os dias do Mundial de futebol.