Sheron Menezzes: ‘Parto ideal não é aquele que seu médico quer’

Estou pronta! Agora posso literalmente dizer que estou “esperando” um neném… Estou te esperando filho.  Esperando o seu tempo. Esperando você de alguma forma me enviar um sinal. Pq eu estou pronta sim, mas e você filhote?

Na reta final da gestação, a atriz Sheron Menezzes, que tem mais de um milhão de seguidores na rede social Instagram, está usando seu alcance para falar sobre temas importantes da gestação. Em seu último post, curtido por mais de 80 mil usuários, ela comentou sobre assistência ao parto e inspirou muitas mulheres. “Que lindo de ver cada vez mais o parto humanizado na mídia pois as mulheres precisam de informação”, disse uma seguidora.

Com nove meses, a atriz relevou que vai esperar os sinais de seu bebê para saber a hora que ele quer nascer. “O nascimento do seu bebê não deve ser tratado como um compromisso que você marca na agenda. O bebê tem o tempo dele, é um momento de conexão da mãe com seu filho”, escreveu.

No texto, ela também defendeu o direto de escolha das mulheres mães: “Parto ideal e recomendado, é aquele que é melhor pro bebê e pra mãe. Não aquele que o seu médico quer. Se você tem vontade, se sente mais segura e/ou confortável tendo um parto assim ou assado, você deve procurar um médico e uma equipe que jogue junto com você e faça de tudo para que isso aconteça, que te incentive, te dê coragem e te mostre que você Pode! Porque você sim!!!!”

View this post on Instagram

Semana 38. (É grande mas Leia…) Estou pronta! Agora posso literalmente dizer que estou "esperando" um neném… Estou te esperando filho. Esperando o seu tempo. Esperando você de alguma forma me enviar um sinal… Pq eu estou pronta sim, mas e voce filhote? Esta? Muitas pessoas, quando olham pra minha barriga, me perguntam: já marcou? Marcar o que ? O encontro com meu neném? O nascimento do seu bebê não deve ser tratado como um compromisso que vc marca na agenda… o bebê tem o tempo dele… é um momento de conexão da mãe com seu filho…. Claro que existem exceções, CLARO! Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o parto humanizado. Sabe o que é isso? O parto humanizado? Respeitar a vontade da mulher…. ter a mãe e o bebê como protagonistas. Nao forçar que a mãe faça algo que ela nao quer… Até uma cesárea pode ser humanizada! Parto ideal e recomendado, é aquele que é melhor pro bebê e pra mãe. Não aquele que o seu médico quer. Se vc tem vontade, se sente mais segura e/ou confortável tendo um parto assim ou assado, você deve procurar um médico e uma equipe que jogue junto com você e faça de tudo para que isso aconteça… que te incentive, te de coragem e te mostre que você Pode! Porque você Pode Sim!!!! As vezes uma palavra mina a coragem da mulher… e isso não pode acontecer…. Dói? Mais pra umas mulheres do que pra outras. Mas se trocarmos o registro e entendermos que não é uma dor qualquer, que é seu corpo ajudando seu filho a nascer, as coisas podem e devem ficar mais prazerosas… Eu escolhi um parto humanizado. Minha primeira opção será um parto normal natural. Isso se meu guri permitir, pois ele é a minha prioridade… E farei de tudo por ele… TUDO! Eu encontrei meu time e estou muito feliz e segura! Pense em você e pense no bebê… não deixe que ninguém decida por vocês! Se informe muuuuuito! Foi o.que eu fiz e o que ainda estou fazendo… A decisão é sua!!!!!! Foto @marcelotabach #meuguri #38semanas

A post shared by Sheron Menezzes (@sheronmenezzes) on

Assistência humanizada

O que a expressão parto humanizado pode remeter? Muita gente entende que, para se ter um parto humanizado é preciso o combo: “médico particular +  parto na banheira + parto domiciliar”. Na verdade, não é bem assim.

Em entrevista ao obstetra Alberto Guimarães disse que o atendimento humanizado é um desafio atualmente, pois é necessário que se desconstrua todo um modelo de assistência. Guimarães lidera o Programa Parto Sem Medo, modelo de assistência à parturiente que defende que o parto é um procedimento pelo qual a mulher e o bebê devem ser os protagonistas.