Economizando água com as crianças

O Blog Mamatraca que trata de empoderamento materno, dá dicas de como economizar água com as crianças. O Sistema Cantareira, que abastece maior parte de São Paulo, registrou nova queda nesta segunda-feira (27) atingindo 13% de sua capacidade. O valor conta com a segunda cota da reserva técnica, que ainda não está sendo utilizada. No domingo (26), o nível estava em 13,2%.

Dicas para economizar água com crianças em casa.

Confira!

1 – Adote desde sempre a tática do copinho para escovar os dentes. Manter a torneira aberta, pode levar 25 litros de água potável e tratada direto para o esgoto sem uso nenhum. Com um copinho de no máximo 200 ml você faz todo o processo, economiza e já ensina para seu filho uma forma sustentável de higiene.

2 – Repense as brincadeiras com mangueira e piscina. Os borrifadores podem ser uma solução. Não conhecemos nenhuma criança que não se divirta muito enquanto se refresca com as esguichadinhas controladas.

3 – Não compre água engarrafada. Mantenha em casa, no carro e na mochila da escola, garrafinhas de água abastecida do filtro de casa para as crianças. Veja nesse link mais motivos para não comprar água engarrafada. Veja aqui como o filtro de barro brasileiro é a melhor opção para filtragem de água caseira.

4 – Use a água do banho do bebê para lavar o banheiro, passar pano no chão ou ainda para reaproveitar na máquina de lavar roupas. Seu bebê é provavelmente mais limpo que sua calça jeans e em uma semana você terá economizado em média 210 litros.

5 – Mantenha um balde ou bacia dentro do chuveiro para coletar a água do banho. Essa água pode ser usada para dar descarga, ou na máquina de lavar roupa, para lavar panos de chão por exemplo. Se você estiver com muita vontade de fazer a diferença, veja como funcionam os sistemas permanentes para reaproveitamento da água do banho para dar descarga. Lembrem-se que a água da descarga é uma água limpa, potável, tratada que é usada apenas para empurrar excrementos esgoto abaixo.

Veja todas as dicas aqui.