Novo jogo estimula as crianças a diferenciar ‘valor’ de ‘preço’

Quando o assunto é diversão: o que vale mais para as crianças, comprar um tênis ou ir ao teatro? De um lado, o preço de um produto; do outro, o valor de uma experiência. Qual a diferença entre um e outro?

Um novo jogo, gratuito e disponível para download, foi desenvolvido pelo Serasa para estimular nos pequenos a consciência sobre o consumo, diferenciando “valores” de “preços”.  “SuperValores” tem o intuito de transmitir às crianças noções básicas de educação financeira de maneira lúdica e acessível, mostrando que algumas riquezas (amizade, convívio com amigos e familiares e diversão ao ar livre) não custam dinheiro, mas valem muito.

O jogo faz um resgate da brincadeira de cartas, levando as crianças a compreendem na prática que algumas atividades custam pouco, mas são ricas em outros aspectos, como cultura e entretenimento. Escolas públicas da capital paulista e interior de São Paulo receberão 500 unidades do jogo.

Voltado para crianças de 7 a 10 anos, o game estimula os pequenos a valorizem experiências dissociadas do consumo.

Funciona assim:

Cada carta menciona uma atividade diferente, como ir ao cinema, andar de bicicleta, desenhar, comprar um tênis. Em cada uma são apresentadas cinco características para aquela atividade, como “Diversão”, “Quanto custa”, “Valor monetário”, “Movimento” e “Criatividade”. Os pequenos são estimulados então a pontuar cada característica de 1 a 10. Na carta “andar de bicicleta”, por exemplo, os itens “Movimento” e “Diversão” valem muito mais do que os outros.

Além disso, as cartas são divididas em quatro categorias: “Ultradiversão”, “Útil para a vida”, “Quero ou preciso?” e “Nós e a natureza”. A brincadeira leva os pequenos a brincar pensando em questões importantes para o desenvolvimento, como a diferença entre vontade e necessidade, reforçando a ideia de que experiências positivas não precisam estar atreladas ao valor financeiro.

Clique aqui para baixar o jogo.