Entre os dias 3 de dezembro e 21 de janeiro o CHAT21 e o Movimento Down, realizam palestras online e gratuitas com profissionais especializados em assuntos relacionados às pessoas com deficiência especialmente deficiência intelectual. Os webinários abertos são fruto de uma parceria entre as instituições com o intuito de disseminar informação.

As palestras "Inclusão escolar de pessoas com deficiência" e "Direitos da pessoa com deficiência", terão transmissão com interpretação em Libras.

  • Clique aqui para ficar por dentro da programação e receber o link da transmissão ao vivo.

Créditos: Istock

A ação é organizada pelo o CHAT21 e o Movimento Down.

Confira a programação

  • Inclusão escolar de pessoas com deficiência

3 de dezembro às 18h - Transmissão com interpretação em libras
Marinalva de Oliveira - Doutora em psicologia pela USP, professora da UFF, e mãe do Gabriel de 12 anos que tem trissomia do cromossomo 21.
O conceito de educação inclusiva e os procedimentos educacionais para favorecer a inclusão de alunos (as) no processo de ensino aprendizagem; dentre outros tópicos relacionados ao tema.

  • Estimulação nas férias, brincando e aprendendo

17 de dezembro às 18h
Amanda Prates - Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Administradora do instagram Ser Diferente é Normal.
A importância do brincar na educação infantil, dicas de atividades para crianças de diferentes idades, como utilizar materiais simples e acessíveis na construção de brincadeiras educativas, e como uma atividade pode se tornar várias outras.

  • O desenvolvimento da fala na síndrome de Down

14 de janeiro às 18h
Cinthia Azevedo - Fonoaudióloga com experiência em apraxia de fala na infância, formação em síndrome de Down pelo CEPEC/SP. - Letícia Silva - Psicopedagoga e fonoaudióloga especialista em fonoaudiologia educacional, motricidade orofacial.
Os fatores que podem impactar no desenvolvimento de fala da criança com síndrome de Down. Além disso, será abordado o uso do método MultiGestos, desenvolvido por elas, como recurso de estimulação.

  • Direitos da pessoa com deficiência

27 de janeiro às 18h -Transmissão com interpretação em libras
Gonzalo Lopez - Advogado, professor, mestre pela UFRJ, membro da CDPD do Conselho Federal da OAB, delegado da CDPD-OAB/RJ,secretário Geral da OAB Vai a Escola/RJ. Pai do Tiago de dois anos e do Gabriel de quatro anos que tem síndrome de Down.
Cobertura mínima do plano de saúde; BPC e pensão; Compra de automóveis; Passagens aéreas para acompanhante; Estacionamento prioritário e cartão; Passe Livre; Entre vários outros tópicos relacionado ao tema.

Online e gratuito: curso 'comunicação não-violenta' com filhos