Qualquer pai e mãe sabe: os pés das crianças crescem rápido demais. Às vezes, poucos meses após comprar um sapato novo, pronto,  já não serve mais. Faz parte do crescimento e os cuidadores precisam estar financeiramente preparados para isso.

Mas nem sempre é possível, certo? Em lugares onde a pobreza é extrema, ter acesso a um par de sapatos é um luxo.

Pensando nesse contexto e em encontrar uma opção que ajude a evitar que crianças andem descalças, uma ONG norte-americana desenvolveu um tipo de sandália infantil de tamanho ajustável para calçar meninas e meninos vivendo em situações de pobreza.

Créditos: Reprodução/ The Shoe That Grows

A iniciativa já atendeu 91 países e distribuiu cerca de 121.447 pares

Os "sapatos que crescem" podem ser regulados em até cinco vezes e foram projetados para durar em torno de cinco anos.

O aspecto é de uma sandália com sola de borracha robusta e parte superior em couro. O idealizador chama-se Kenton Lee, um pastor da cidade de Nampa, em Idaho, nos Estados Unidos.

A notícia foi publicada pela BBC Brasil, que fez ma entrevista com Kenton. Segundo o pastor, a ideia surgiu durante uma viagem para Nairóbi, no Quênia.

"Um dia, estava com as crianças e vi uma menina com sapatos que eram pequenos demais. Ela tinha feito uma abertura na ponta dos calçados, para abrir espaço para os dedos. Naquele dia, tive uma ideia: e se pudéssemos criar um sapato que se ajustasse, que aumentasse de tamanho?"

Embora a ideia tenha partido dele, outras pessoas contribuíram para que se concretizasse.

"Criamos um design muito simples e funcional. As próprias crianças podem ajustar o calçado para ter conforto e proteção."

O calçado foi pensado e desenvolvido para climas quentes. Segundo o site da organização, são mais 121.447 pares distribuídos, 926 parceiros e 91 países atendidos.

Interessados em ajudar podem acessar o site "The Shoe That Grows" (ou O Sapato que Cresce) e fazer uma doação para que mais crianças tenham acesso a esse benefício.


Leia mais:

Técnica ajuda as crias a finalmente aprender a amarrar o cadarço

20 moldes de sapatinhos de bebê para você fazer em casa

Pezinhos livres: por que é importante pisar no chão sem sapato?