*Com informações de Ciclo Vivo

O site especializado em sustentabilidade e meio ambiente Ciclo Vivo publicou um tutorial, assinado pelo artesão Edson Sá, ensinando a fazer sementeiras com um material que todo brasileiro tem em casa: rolos de papel higiênico.

A proposta é reutilizar os rolos depois de terminados, para reduzir o descarte desnecessário e otimizar seu uso. A técnica é bastante benéfica para o meio ambiente, já que o papelão se decompõe com o tempo, o que evita a necessidade de ter que mexer na muda e danificar as raizes da planta. Veja como é simples de fazer:

  • Material:

Rolos de papel higiênico, tesoura, caneta, terra, sementes e água.

Créditos: Edson Sá

Criando sementeiras com algo que todos têm casa.

  • Método:

Separe os rolos de papel higiênico vazios e faça picotes de aproximadamente 2 cm de altura em uma das pontas do rolo. Depois dobre os picotes para dentro. Assim, o rolo ganhará o formato de um pequeno vaso.

Depois disso, é só colocar a terra, a semente e regar com água diariamente. Escreva o nome da espécie para facilitar na hora do plantio. Você pode fazer experiências em casa e tentar replantar sementes de frutas e legumes que foram consumidas.

Créditos: Edson Sá

Criando sementeiras com algo que todos têm casa.

Em alguns dias as sementes começarão a germinar, aí você pode transferi-la para um vaso maior ou diretamente para o jardim. Não é preciso retirar o papel para fazer o plantio, basta colocá-lo diretamente no solo.

Leia mais:

Manual dá dicas de como montar uma horta em pequenos espaços

Grátis, aplicativo mapeia feiras e hortas orgânicas perto de você