São Paulo acaba de ganhar uma nova biblioteca comunitária, em funcionamento 24 horas por dia. A iniciativa é de uma das faculdades de comunicação mais conceituadas, a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, localizada na zona sul da capital.

O projeto, nomeado Livro Livre, foi lançado no dia 19 de fevereiro. A biblioteca lembra uma banca de jornal – não há portas nem porteiro, e está localizada no bairro Vila Mariana, em frente à faculdade.

O acervo já conta com mais de dois mil livros, sendo a maioria doação. Para o aluguel e a devolução não existem regras - a ideia é incentivar as pessoas a lerem e a continuarem com os livros, criando uma rede colaborativa e fomentando uma constante troca.

Créditos: Divulgação

A biblioteca comunitária fica localizada no bairro Vila Mariana, zona sul de São Paulo, e funciona 24 horas por dia.

A ideia foi do presidente da faculdade, Dalton Pastore. “Qualquer pessoa que passar na Rua Dr. Álvaro Alvim, no número 123 e se dirigir a Livro Livre ESPM pode entrar, escolher e levar um livro. Ela não tem porta, não tem vidro, nem porteiro. É só passar e levar” – disse ele, segundo o site Razões Para Acreditar.

Em relação ao funcionamento, Pastore completa: “Diariamente, um funcionário da biblioteca verificará se os livros estão em ordem, organizará algo necessário e fará a reposição com as novas doações. Gostaríamos que a comunidade paulistana se apropriasse da Livro Livre ESPM, pois é um presente que a escola doa para a cidade”.

Para chamar a atenção de quem passava pela região no dia do lançamento, os alunos da ESPM leram trechos das obras expostas e a bateria da instituição também marcou presença.

Leia mais:

10 bibliotecas públicas de SP terão projeto de leitura para bebês

7 bibliotecas infantis incríveis pelo mundo