Nossa visão é algo muito precioso. Por meio dela, conhecemos o mundo, vemos as pessoas que amamos, descobrimos lugares, coisas. Mas você já parou para pensar o que você gostaria de ver pela última vez se soubesse que iria perder a visão?

Alexa tem oito anos e precisou fazer essa escolha. Acontece que ela sofre da Síndrome da Córnea Frágil, uma condição genética rara, que provoca a ruptura e a degeneração de células dos olhos. A qualquer momento ela pode perder totalmente a visão.

Assim, ela resolveu fazer uma lista de tudo que desejava ver antes de parar de enxergar. Um vídeo publicado pela BBC mostra ela realizando o primeiro desejo de sua lista: patinar no gelo. Conhecer a Torre Eiffel, nadar com golfinhos, assistir à aurora boreal e viajar para a Costa Rica também fazem parte das metas.

Créditos: Reprodução/BBC

Para aproveitar o tempo antes de perder a visão, essa garotinha decidiu fazer uma lista de coisas que queria ver e fazer.

A história faz parte da Royal Society for Blind Children, uma instituição britânica de apoio a crianças e jovens cegos ou com deficiências visuais, que busca conscientizar a população sobre os desafios específicos enfrentados por crianças que não podem enxergar.

"É claro que fico triste com o meu problema, mas ao mesmo tempo fico feliz por saber que sou única e que ele faz parte da minha personalidade", conta a menina. É ou não é inspirador? Crianças são sempre muito fortes e especiais. Para assistir o vídeo (em inglês), clique aqui.

Leia mais:

13 dicas para brincar com crianças com deficiência visual

Com deficiência visual, filha de Roger sente gol dele pela 1ª vez

Epidemia moderna: cerca de 20% das crianças têm problema de visão