Bonecas mais parecidas com as crianças: aprenda a fazer

Por: Camila Hungria

A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento infantil na infância. É por meio do brincar que a criança exercita sua imaginação, aprende e se desenvolve. É, também, a partir da brincadeira e de seus brinquedos, que a criança constrói suas representações do mundo.

E é justamente por isso que o trabalho de Sonia Singh, da Tasmânia, é tão inspirador. Ela restaura bonecas velhas e as transforma mudando os traços do rosto, a pintura da maquiagem e as roupas. Tudo isso para criar bonecas mais realistas e menos sexualizadas, com as quais uma criança poderá se identificar mais e viver grandes aventuras.

Bonecas restauradas ganham carinhas mais reais e menos sexualizadas

Se você, como nós, ficou encantada, pode aprender mais sobre a técnica de Sonia no tutorial a seguir. O vídeo está em inglês, mas uma boa dica é acionar o recurso de legendas instantâneas do youtube (clicando nos botões “Legendas/legendas ocultas” e “Detalhes” no canto inferior direito da tela do vídeo). A tradução não é perfeita, mas quebra um galho.

Há cerca de um ano, quando perdeu o emprego, ela começou a restaurar bonecas usadas para sua filha brincar. O que ela não imaginava é que esse novo trabalho faria tanto sucesso. Após compartilhar as imagens das bonecas restauradas no facebook, rapidamente ganhou mais de 100 mil fãs na rede social, e foi abordada por canais de televisão para apresentar seu trabalho e contar sua história. A noticia também repercutiu aqui no Brasil.

Hoje, impulsionada pela repercussão de seu trabalho, Sonia montou uma loja virtual onde vende, além das bonecas, outros produtos associados ao projeto, batizado de Tree Change Dolls, tem um canal no YouTube onde divulga tutoriais com dicas para restaurar as bonecas, além de uma página no Facebook com quase 500 mil fãs, e um perfil no Instagram onde divulga imagens do seu trabalho.

E as crianças parecem concordar com ela.“Eu acho muito engraçado essas bonecas com uma boca tão grande e maquiagem preta nos olhos”, comentou uma criança entrevistada na reportagem (em inglês) do site Omeleto.com