Assegurar à todas as crianças do mundo seus direitos básicos, como educação, alimentação e moradia, ainda é um grande desafio da humanidade, e infelizmente, muitas crianças de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento ainda vivem e crescem em condições muito precárias. É por isso que iniciativas como a do negócio social Hevp, um e-commerce de roupas e acessórios, são inspiradoras e precisam ser difundidas.

O que há de especial nessa empresa? É um negócio social, o que significa que é uma empresa criada para resolver um problema social. Como ela faz isso? A cada peça vendida uma doação é feita para uma escola infantil pública ou orfanato do mundo. A empresa foi criada em 2014, e até o momento já doou ao todo 1766 uniformes e 3400 refeições para instituições do Quênia, Haiti, Nepal e aqui do Brasil. 

Para fazer isso, a Hevp conta com parceiros em cada país, que apoiam a iniciativa ajudando a escolher as instituições que vão receber as doações, mas também a entender qual é a necessidade real das crianças e da comunidade daquele local. A primeira doação, de camisetas, foi feita para um orfanato no Haiti. Neste vídeo você confere como foi o momento.

A segunda doação, feita no Quênia para orfanatos e comunidades da cidade de Meru, foi diferente. Ali, onde fome é uma dura realidade, muitas crianças não frequentam a escola para trabalhar e ter algum dinheiro para se alimentar, ou, quando estão na escola, estão fracas e famintas. Então, dessa vez, as doações foram em forma de refeições, afinal, de barriga cheia, todos aprendem mais e melhor.

O plano para 2016 é ir além. A empresa está viabilizando uma forma de envolver as mães dos alunos dessas comunidades na produção das camisetas vendidas no e-commerce. Assim, além das crianças receberem as refeições, suas mães também estarão trabalhando, e gerando renda para suas famílias.

Então, quando for comprar um presente, nossa sugestão é alguma das peças da marca. Com isso, você estará contribuindo para que muitas crianças tenham uma infância mais alegre, frequentando a escola e se desenvolvendo. Com a compra de uma camiseta, um uniforme é doado; para uma calça comprada, 10 refeições são doadas; e, para cada colar, 5 refeições.

Rede Catraquinha

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.