Créditos: Reprodução/ My Dream Dinosaur competition

Poppy Brown tem sete anos e foi uma das ganhadoras

Estimular a imaginação das crianças é uma das formas de incentivar a busca por conhecimento com criatividade.

E foi isso que uma competição de desenhos chamada "Meu Dinossauro dos Sonhos", promovida por uma empresa européia, propiciou. Desde julho de 2017 mais de 230 crianças enviaram desenhos de dinossauros que moravam em suas cabeças. Foram cinco vencedores.

Os ganhadores foram presenteados com ingressos para a mostra Dinosaurs of China (ou Dinossauros da China), que estava em exibição em uma cidade ao norte de Londres.

Além disso, um paleontólogo, cientista especialista em fósseis e em investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado geológico da Terra, avaliou os desenhos e fez uma análise científica de cada um deles.

Dougal Dixon, o profissional convidado, é um paleontologista escocês, autor, geólogo e especialista no assunto. Ele escreveu muitos livros sobre dinossauros, incluindo a Enciclopédia Mundial de Dinossauros e Criaturas Pré-históricas.

A brincadeira foi descobrir se as espécies imaginadas pelas crianças poderiam ter existido há milhões de anos ou não.

As versões originais foram transformadas em ilustrações digitais. Isso trouxe ainda mais vida para a criatividade dos pequenos.

Veja abaixo as defesas de cada criança criadora versus o diagnóstico de Dougal Dixon.

Para ver outros desenhos ou a análise completa, clique aqui.


O Flynnosaurus

Créditos: Reprodução/ My Dream Dinosaur competition

Com cinco anos, o criador disse que "trabalhou duro"

Por Flynn, cinco anos
“Eu quis que isso parecesse o mais estranho possível, mas ainda assim ser um dinossauro real. Eu trabalhei duro. Dei a ele grandes dentes para lutar, mas também queria que ele parecesse amigável. Eu tenho muitas coisas de dinossauro".

VS

Por Dougal 
“O Flynnasaurus constrói sua própria armadura. É um comedor de plantas que se desloca lentamente, relacionado aos Ankylosaurs - os dinossauros blindados. Mas diferente de seus parentes pesados, ele nunca desenvolveu chapas blindadas. A pele macia de suas costas é muito atraente para os parasitas".


O Comotriceratops

Créditos: Reprodução/ My Dream Dinosaur competition

Molly é uma das meninas vencedoras e se refere ao dinossauro como "ela"

Por Molly, oito anos
"Eu escolhi o azul cósmico para o Comotriceratops porque me lembra a tela do meu computador escolar quando liga. Fiz as manchas porque me lembra a concha de uma tartaruga. Ela é um herbívoro amigável e útil que adora ajudar outras espécies a conseguirem comida para que não morram de fome".

VS

Por Dougal
"Comoticeratops é um 'Ceratopsian', isso é, um dos dinossauros com chifres. Um habitante de terras altas e áridas, sua coloração azul ajuda a misturar com a névoa da montanha. É um animal grande, maior do que as árvores da montanha em que se alimenta. No entanto, é muito exposto e vulnerável aos 'Pterossauros', que fazem o estilo urubu dos altos penhascos. Ele constrói uma armadura extra ao rolar nas pedras soltas das montanhas. As pedras se encaixam no muco de sua pele e a pele as absorvem".


O Fish Ripper

Créditos: Reprodução/ My Dream Dinosaur competition

Oliver disse que seu dinossauro é mau e já foi o governador do mar

Por Oliver, sete anos
"Uma vez, em tempos de dinossauro, o estripador de peixes governou o mar. Rasgou peixes grandes e pequenos. Vivia em torno do Jurássico e comia muitos peixe todos os dias. Tem escamas ásperas e ensina os mais jovens a voarem e pescarem seus peixes. Este foi o melhor dinossauro que eu pude fazer ".

VS

Por Dougal
"O estripador de peixes é um 'Pterossauro', mais um que perdeu seus poderes de voo. Nós temos isso hoje em dia - há muitos pássaros que perderam suas habilidades de voo e estão perfeitamente adaptados à vida no chão ou na água. O pinguim é um bom exemplo aqui. Nesse caso, as membranas das asas são muito reduzidas e formam uma estrutura plana de barbatana ao longo do pescoço e do corpo. Ele caça no mar raso, usando suas membranas como uma espécie de rede de camuflagem".


O Polysurrus

Créditos: Reprodução/ My Dream Dinosaur competition

Outra menina vencedora, Poppy disse que sua criação gosta de dançar, assim como ela

Por Poppy, sete anos
"O dinossauro é chamado Polyosurussunyus Bananashaurus. Ela está um pouco triste porque gosta de neve, mas é verão agora. Ela tem o pescoço de uma girafa porque gosto de girafas. Está decorada com corações e formas brilhantes porque gosta de ir a festas e de decorações. Ela tem muitas pernas porque gosta de dançar, dançar e dançar, como eu! O tempo neste dia está ensolarado, mas há grandes nuvens de tempestade chegando. Há uma grande poça onde ela gosta de beber água e ficar limpa".

VS

Por Dougal
"Parece que o Polyosurussunyus Bananashaurus é mais um caranguejo/girafa do que dinossauro! Vive em terra disfarçado de dinossauro para manter os predadores afastados. Tem muitos olhos, permitindo que veja tudo e fique atento para o perigo".


O Two-O-Saurus

Créditos: Reprodução/ My Dream Dinosaur competition

Segundo Dougal, uma espécie semelhante existiu, mas não como dinossauro

Por Riley, sete anos
"Ele come outros pequenos dinossauros e é mau. Ele lutou com outros grandes dinossauros para proteger sua casa, por isso ele tem grandes garras e dentes. Tem um rugido muito alto para assustar os dinossauros e sua cauda pode atingi-los e arranhá-los ".

VS

Por Dougal
"Two-o-saurus tem duas cabeças! Isso realmente aconteceu, não realmente em um dinossauro, mas em um Hyphalosaurus - um réptil da água que viveu na China nos primeiros tempos do Cretáceo (que é o período da era Mesozoica), ao lado dos dinossauros. Temos um fóssil disso. Não viveu muito tempo, pois o fóssil é de um bebê ".


Leia mais:

9 ideias de brincadeiras para crianças que amam dinossauros

Com 2 anos, Noel dá aula sobre dinossauros em vídeo muito fofo

Aprenda a fazer ovos de dinossauros para refeições divertidas