Os irmãos Mirella, Peterson, Pablo e Marjorie moram em Ribeirão Preto. Seu bairro, e mais ainda a sua rua, estão abandonadas pelo poder público. Então, eles resolveram tomar parte de seu papel como cidadãs e transformar essa realidade. Surgiu assim o jornal comunitário que eles criaram. A ideia? Fazer uma reportagem fictícia denunciando problemas reais do bairro, com direito a microfone de brinquedo, câmera de papelão e postura de jornalista.

O vídeo fez sucesso nas redes sociais, levando a trupe de aspirantes a jornalistas a aparecer na TV. O Fantástico, da TV Globo, procurou os quatro para uma surpresa de Natal.

O que eles não imaginavam é que fariam uma reportagem com sua heroína do Jornalismo, Gloria Maria. A pequena Mirella, de 11 anos, é quem assume a função de repórter, enquanto os irmãos exercem o papel de cinegrafista e entrevistados, dessa vez com a possibilidade de manejar equipamentos jornalísticos de verdade.

Na matéria, que foi ao ar no dia de Natal, os pequenos aparecem à vontade, rindo e brincando com a ídola. "Quantos anos você tem?" é a primeira pergunta que eles fazem à jornalista.

A história reforça a importância de incentivar desde cedo o protagonismo infantil, envolvendo as crianças com o espaço onde vivem, e estimulando a participação cidadã. Assista:

Pequena repórter que estourou na web faz reportagem com Glória Maria >>> Fantástico (24/12/2017) ???????????? Esses irmãos formam uma equipe de reportagem muito especial. Mirella, é a repórter, Peterson, o cameraman, Pablo e Marjorie são os entrevistados.

Posted by Dann Lacerda on Tuesday, December 26, 2017

Leia mais:

Escola cria conselho formado por alunos de 5 anos e estimula protagonismo das crianças

'Potencializamos os saberes com protagonismo e participação'

Como divulgar iniciativas de protagonismo infantil da sua escola