A leitura é uma ferramenta importante para abordar diferentes temas com as crianças, e pode ser uma poderosa aliada para tratar de assuntos difíceis, como preconceito, mas também para empoderar os pequenos e ajudá-los a construir sua autoestima. E foi por esse objetivo que Gisele Gama, autora da coleção "Sara e Sua Turma" começou a escrever e criar suas histórias.

Na foto, Gisele e Sara.

Créditos: reprodução

Na foto, Gisele e Sara.

A personagem principal das histórias, Sara, foi inspirada em sua filha adotiva. É uma menina negra que vive diferentes situações, todas inspiradas na vida real da filha, como bullying e discriminação na escola, por exemplo. Com os livros, a ideia da autora e mãe, é trabalhar aquelas questões que as crianças levam para casa.

"Adotei Sara quando ela tinha menos de dois anos de idade. Mas o tempo de uma gestação indesejada e do abandono na primeira infância já tinham deixado suas marcas. Quando a escola começou a reforçar esses 'nãos', resolvi agir de forma mais direta. Eu precisava fazê-la SABER que é um ser único, transformador e maravilhoso, como somos todos nós. Assim surgiu o primeiro livro da série, que a tem como personagem principal: A menina que gostava de saber", explica a autora.

Sara, personagem principal das histórias.

Créditos: divulgação

Sara, personagem principal das histórias.

Leia também: 18 livros infantis com meninas negras como protagonistas

Rede Catraquinha

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.