Nós, negras, precisamos nos enxergar nas histórias infantis, nos programas de televisão e capas de revistas. Acredito que colocar princesas da Disney negras é uma forma de empoderar as crianças, principalmente as meninas.

A fala acima é da bancária Andreia Lima da Silva, mãe da pequena Maria Luísa, a Malu. No último final de semana, Malu comemorou seu primeiro aniversário com o tema “Preta de Neve”.

A família, que mora em Arthur Alvim, zona leste da cidade de São Paulo, escolheu o conto de fadas como o tema da festa, mas pensavam nas contradições: ‘Como a Malu teria um festa da Branca de Neve sendo negra?”“.  A mãe não pensou duas vezes: “Decidimos que faríamos como ‘Preta de Neve’, pois seria diferente e original. Mandamos fazer os bonecos e arte para impressão das etiquetas, pois não localizamos material pronto”.

Podia ser só mais uma festa original, porém, a festa da Malu simboliza uma questão maior: a representatividade. Ao mostrar para o mundo que a pequena escolhe princesas que podem se parecer com ela, há uma mensagem poderosa  relacionada a autoestima e igualdade.

O resultado?  Malu e todos os convidados adoraram! Confira as fotos e inspire-se

Créditos: arquivo pessoal

O tema da festa da Malu foi "Preta de Neve".

Créditos: arquivo pessoal

A mãe pediu para personalizar a decoração.

Créditos: arquivo pessoal

Malu e a família moram na zona leste de São Paulo.

Créditos: arquivo pessoal

Malu completou um aninho.

Créditos: arquivo pessoal

Vai ter preta de neve, sim!

Créditos: arquivo pessoal

Reescrevendo histórias.

Princesas da Disney: veja o que elas ensinam sobre igualdade

'O racismo também é problema das famílias não negras', diz mãe

Imagem Autor

Jornalista, editora do Catraquinha e mãe do Joaquim, de quatro anos.

+ posts do autor