Série conta a história da África por meio de grandes mulheres

Está disponível para download, agora em português, o e-book “Njinga Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba”, uma obra produzida em 2014 pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura.

A obra trata de uma das lideranças mais expressivas que Angola já teve, símbolo de uma governança feminina fora do comum. Njinga Mbande se revelou como negociadora e diplomata ímpar, além de apresentar táticas de guerra e espionagem importantes para resistir aos projetos de colonização portuguesa.

O e-book, que tem ao todo 56 páginas, ajuda a trabalhar pedagogicamente a história por meio de quadrinhos que ilustram melhor a biografia. Ao tratar da personagem principal, o livro também faz conexões com a história de Angola, resgatando questões importantes como o tráfico de escravos, a construção de identidade da população e a forma como as atitudes de Njinga inspiraram diversas religiões de origem africana.

Para baixar a versão em português do e-book, clique aqui – o download é gratuito. Também é possível comprar a edição impressa no site da Editora Cereja, que traz ainda outros títulos da série.

A série Mulheres na História da África traz biografias que ajudam a contar, de forma pedagógica, a história do continente.
A série Mulheres na História da África traz biografias que ajudam a contar, de forma pedagógica, a história do continente.
  • Mulheres na História da África

A série Mulheres na História da África foi produzida pela Divisão das Sociedades do Conhecimento – Setor de Comunicação e Informação, com apoio da Divisão para a Igualdade de Gênero, com financiamento do Governo da República da Bulgária.

Por meio de 20 personagens, as edições contam a história africana representada por figuras femininas de grande relevância na construção cultural do continente. A série, além de conteúdos descritivos, apresenta também quadrinhos como instrumento pedagógico, e aborda diversas questões como a política (representada por Gisele Rabesahala), a diplomacia e a estratégia militar (Njinga a Mbande), a defesa dos direitos humanos (Funmilayo Ransome-Kuti), ou a proteção ambiental (Wangari Maathai).

Para saber mais, visite o site.

Leia mais: