"O que nos faz diferentes uns dos outros?". Essa foi a pergunta feita para um grupo de crianças por um experimento realizado pelo projeto CBeebies, da rede de televisão britânica BBC. O vídeo foi compartilhado pela página BBC Three, revela como os pequenos naturalizam a diversidade e incluem com muita facilidade crianças com deficiência ou que de alguma maneira sejam diferentes do padrão imposto como "normal".

Em uma das sequências, por exemplo, duas meninas aparecem lado a lado. Uma delas tem limitações específicas e está sentada em uma cadeira de rodas. Quando questionadas por que são diferentes, uma das pequenas responde: "Lucy adora molho de tomate e eu não gosto". "Eu tenho dedos menores", observa outra criança em relação ao amigo.

Créditos: Reprodução/BBC Three

Com o mote "Crianças veem o mundo diferente", este experimento da BBC mostra como os pequenos acolhem o que é diferente de forma natural e espontânea.

Créditos: Reprodução/BBC Three

Com o mote "Crianças veem o mundo diferente", o vídeo mostra como os pequenos acolhem o que é diferente de forma natural e espontânea.

"Adiel gosta de salgadinho e peixe frito, e eu gosto de sushi", conta uma das meninas do experimento, em relação à amiga Adiel, portadora de síndrome de Down. "E isso é diferente!", destaca a pequena Adiel.

As respostas das crianças levantam reflexão sobre questões não só sobre a inclusão de pessoas com deficiência, mas também sobre racismo, igualdade de gênero, e diversidade étnico-religiosa. Assista:

Leia mais:

‘Diversidade não é falar do exótico, e sim de nós mesmos’

No 'Dia do Cabelo Maluco' na escola, garota com alopecia emociona

Garoto de 9 anos homenageia atletas paralímpicos em sua festa de aniversário