foto: shutterstock

Créditos: foto: shutterstock

Blogs sobre o universo da maternidade.

Um dos grandes benefícios que a internet pode oferecer é a possibilidade de apresentar diversas versões para um mesma questão, ou seja, é um espaço democrático e gratuito em que qualquer um pode transmitir informações. E os blogs maternos cumprem muito bem essa função, pois muitos deles colaboram para derrubar mitos e encorajar mulheres e famílias. Afinal, quem melhor que as próprias mães para compartilhar informações, dilemas e emoções sobre a vida com filhos?

Quando uma blogueira publica seu desabafo, seu relato de parto, de amamentação, de desmame, desfralde, ou comenta uma notícia atual sob o viés da maternidade, ela ajuda a empoderar e dialoga com centenas de mães que também estão em busca de informações e apoio. É desta maneira que muitas delas vão encontrando o caminho para moldar sua própria maternagem.

Veja a lista de blogs que o Catraquinha preparou com a ajuda de um grupo de mães do Facebook.

Quartinho da Danny
www.blog.quartinhodadany.com.br

Um blog sobre maternidade e infância. A Danny escreve desde 2008 sobre tudo que envolve a maternidade, desde receitas, fraldas e educação. Ela é Mãe de Caio de 12 anos e do Artur de dois. Além disso, é professora de inglês e ativista do parto humanizado.

Para Beatriz
www.parabeatriz.com

Um blog sobre maternidade com uma visão feminista, escrito pela blogueira Isabela Kanupp especialmente para  a sua filha Beatriz. O blog teve início em 2009, como um diário virtual, com o intuito de registrar o crescimento da filha. Com o tempo, muitas coisas mudaram e Isabela decidiu escrever mais sobre feminismo e sobre um tema que ela não encontrava tão facilmente: maternidade feminista.

Mãe Onça
www.maeonca.com.br

O Mãe Onça fala da vida real de mãe, mas também incentiva a amamentação, o tempo da mãe com o filho, o parto normal.  A autora Mariana é mãe de dois filhos. A página nasceu depois de um ano de tentativas de engravidar e um aborto espontâneo. Mariana quis parto normal mas acabou tendo uma cesárea. Desde então, publica histórias de mães incríveis e guerreiras como esta aqui.

No drama mom
www.nodramamom.com

A página conta a rotina de uma família que se mudou de São Paulo para Barbacena. A autora Lua Fonseca divide sua experiências cotidianas por saber que isso pode ajudar a lidar com os dilemas do dia-a-dia.

Maternidade Colorida
www.maternidadecolorida.com.br

Paola Preusse, a mãe da Clara fala sobre tudo que engloba a maternidade, "mas a maternidade real, colorida, porque  maternidade não é feita só de rosa"! Paola também é nutricionista e por isso há muito conteúdo sobre alimentação e nutrição infantil. Lá você vai encontrar receitas, dicas nutricionais, de alimentação, de produtos e culturais.

Potencial Gestante
www. potencialgestante.com.br

Luíza Diener escreve diariamente sobre como poder ser divertido a vida com os filhos em casa. Ela é mãe do Benjamin e está grávida do terceiro bebê. Confira este texto endereçado para uma mãe que acabou de nascer.

Cientista que virou mãe
www.cientistaqueviroumae.com.br

Ligia Sena é mestre e doutora em Ciências. Em 2009, ela descobriu que estava grávida e naquela época ela não sabia nada sobre gestação, parto, amamentação e infância. Por isso, foi buscar informação que pudesse gerar reflexão, principalmente sobre a realidade em que vivem as mulheres que se tornam mães. Nenhuma resposta que encontrou a deixou a satisfeita, por isso, criou o "Cientista que virou mãe".

Estuda Melania, estuda!
www.estudamelania.blogspot.com.br

Melania Amorim é mãe do Andrés e do Joaquim. Ela tenta equilibrar a maternidade, a profissão, a militância e os estudos. É médica-obstetra formada pela Universidade Federal da Paraíba com doutorado em Tocoginecologia pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Saúde Reprodutiva pela Organização Mundial de Saúde.

Com todo esse conhecimento, ela criou o blog para falar de evidências científicas sobre tudo que envolve este universo.

Mães de peso
www.maedepeso.com.br

Com o desejo de ajudar outras mulheres a terem um parto respeitoso, Valentine Kasin  criou o blog para compartilhar suas experiências e mostrar para outras mulheres acima do peso que elas também podem ter uma gravidez saudável e um parto transformador. Valentine pariu dois filhos, mesmo com IMC (Índice de massa corporal) 32.

As Delícias do Dudu
www.asdeliciasdodudu.com.br

Thais Ventura é consulta em alimentação e culinarista infantil. É mãe do Dudu, pequeno que prova todas as receitas que ela posta no blog.

Acompanha mais algum blog que ficou fora da lista? Escreve pra gente!

Imagem Autor

Jornalista, editora do Catraquinha e mãe do Joaquim, de quatro anos.

+ posts do autor