José Loreto: ‘Por que meninas não podem se fantasiar de Batman?’

Em entrevista à revista Claudia, edição de novembro, o ator José Loreto falou sobre suas expectativas em relação à filha Bella, que nascerá em breve. Na entrevista ele ressaltou a importância de educar meninos e meninas ensinando sobre igualdade.

“A gente tem que repensar um monte de coisas que foram impregnadas culturalmente na nossa infância, na nossa adolescência”.

“Não quero que minha filha seja inferiorizada, que receba menos do que um homem no seu trabalho, que seja vítima de absurdos, como os que estão acontecendo hoje, em que um cara esfrega o pênis na mulher dentro de um ônibus”, afirmou ele. “Isso ainda parece normal para muitas pessoas”, disse.

Loreto está lendo a escritora nigeriana e feminista, Chimamanda Ngozi Adichie e afirma sentir dificuldades para desconstruir algumas premissas de sua criação relativas à suposições em relação à atributos femininos e masculinos, ou coisas consideradas de meninos e de meninas.

Loreto contou também que ele e sua companheira, a também atriz, Débora Nascimento pretendem com sua filha incentivar a brincadeira livre. “Por que uma menina não pode se fantasiar de Batman? E um menino de Branca de Neve? Eu era repreendido pelos meus pais quando pegava as bonecas das minhas irmãs”, contou.

Com informações de Emais.