No final de 2017 a influencer e designer Monica Benini, companheira do cantor Junior Lima, compartilhou com suas seguidoras do Instagram sua vivência em relação a amamentação.

Seu filho, Otto, nasceu recentemente. Entre tudo que envolve o início dessa relação, ela escreveu um texto dizendo que "de repente ela se viu com um ser que precisa de cuidado, proteção e alimento" em seus braços.

E quando ela pensa em "alimentar", disse sentir que, talvez, essa seja uma das funções mais importantes neste momento e que só depende dela.

"O desejo e a vontade de amamentar brotam na mesma velocidade que a fome dele aparece. É lindo, visceral, mágico. E dolorido, muito dolorido. Nos primeiros dias, meu leite jorrava na mesma intensidade que as lágrimas caiam. Nem parecia que aquela boquinha tão delicada poderia machucar meus mamilos de tal forma. E machucou, sangrou", contou Monica.

E, de repente, vc se vê com um serzinho totalmente desemparado nos braços... frágil, sensível e seu. Ele precisa ser cuidado, protegido, alimentado... e essa função, talvez a mais importante delas, só depende de vc. O desejo e a vontade de amamentar brotam na mesma velocidade que a fome dele aparece. É lindo, visceral, mágico. E dolorido, muito dolorido. Nos primeiros dias, meu leite jorrava na mesma intensidade que as lágrimas caiam. Nem parecia que aquela boquinha tão delicada poderia machucar meus mamilos de tal forma. E machucou, sangrou. Tive pessoas ao meu lado que me ampararam, me deram forças e acalmaram: “depois da primeira semana, td acalma”, diziam elas. E eu acreditava. Que bom que acreditava, pq elas acalmam mesmo. Vc entende o ritmo do seu bebê e ele o seu. Hj em dia amamentar é puro prazer, mas acho importante dizer que teve muito suor até chegar aqui! E como valeu a pena! Não existem palavras pra explicar a sensação de ver seu filho saciado somente com o que vem de vc. Saciado, imunizado, forte. Amamentar é uma das coisas mais lindas que já vivi. Mas é preciso ter persistência e acreditar na nossa força e na força do alimento que sai de nós. Então, avante mamães! A gente consegue! ???????? #comoeutevejo ???? @junior_lima (Pra celebrar o primeiro dia de praia do Otto e os dois meses de vida dele! Não aguento de amor... )

A post shared by M O N I C A B E N I N I (@monicabenini) on

Durante este começo, ela explicou que foi fundamental ter pessoas ao seu lado para apoiá-la. Foram pessoas que ofereceram suporte e a acalmaram dizendo que "depois da primeira semana tudo acalma".

"E eu acreditava. Que bom que acreditava, porque elas acalmam mesmo. Você entende o ritmo do seu bebê e ele o seu. Hoje em dia amamentar é puro prazer, mas acho importante dizer que teve muito suor até chegar aqui! E como valeu a pena! Não existem palavras pra explicar a sensação de ver seu filho saciado somente com o que vem de você. Saciado, imunizado, forte. Amamentar é uma das coisas mais lindas que já vivi", afirmou.

Ela convocou suas seguidoras a serem persistentes e acreditarem na força pessoal de cada uma e na força do alimento que as mães podem oferecer. "Então, avante mamães! A gente consegue!", finalizou.

Além disso, Monica usou o Instagram stories para fazer apelos em relação a necessidade de "normalizar a amamentação", para que as pessoas respeitem a liberdade que a mulher tem de amamentar onde for preciso e na hora que for preciso.

Leia mais

'Tetê nosso de cada dia': Karina Bacchi fala sobre amamentação

Em BH, bebês acolhidos em abrigos terão direito a amamentação

É natural: mães negras posam para foto amamentando ao ar livre