Mãe ‘edita’ livro de princesas para empoderar filha de 3 anos

A professora de sociologia norte-americana Danielle Lindemann decidiu fazer algumas intervenções quando a sua filha de 3 anos ganhou de presente um livro sobre as princesas da Disney. A mãe usou uma caneta para “editar” o texto com frases de empoderamento e contra pensamentos machistas.

Entre as mudanças, realizadas com uma caneta, estão: onde havia apenas “uma princesa gosta de se vestir”, Danielle incluiu “[de se vestir] com sua roupa de médico para trabalhar como neurocirurgiã”. Já na ilustração de Jasmine, princesa do desenho Aladdin, a professora acrescentou: “Meu corpo, minhas regras”.

A mãe usou apenas uma caneta para mudar as ideias machistas dos livros de princesas

Em outro desenho, quando Jasmine e Aladdin voam sobre um tapete, eles seguram as mãos porque é ele quem está com medo. “Me proteja, Jasmine”, diz Aladdin.

Como mãe, Danielle quer mostrar às garotas que seu valor não está na aparência física ou na aprovação dos homens. “Se houvesse uma variedade de livros infantis com garotas brincando com carrinhos, aprendendo a serem engenheiras e cirurgiãs, ou com garotos se vestindo com roupas fabulosas, o mundo seria outro”, afirma.

Confira as imagens: