A lista de desenhos que promovem a igualdade, assinada por Paola Rodrigues para o Catraquinha fez um verdadeiro sucesso, e, felizmente, não foi suficiente para falar de todos os personagens incríveis que vem surgindo nos desenhos infantis. A pedido dos leitores, e com a contribuição fundamental deles, trazemos agora uma segunda parte dessa seleção. São produções que não ferem os direitos das crianças, com protagonistas que oferecem boas referências de conduta e que estimulam o convívio saudável e a igualdade entre meninos e meninas.

Doutora Brinquedos

Veiculado pelo canal da Disney, o desenho traz uma protagonista e quebra uma série de estereótipos, além de muito divertido. Em sua família, é a mãe que trabalha como médica, enquanto o pai fica em casa para cuidar dos filhos, mostrando para as crianças a importância da divisão de tarefas, e que não há só um modelo de família. A escritora nigeriana Chimamanda Adichie falou certa vez em um palestra no TED sobre os perigos da "história única", como somos apresentados sobre uma versão dos fatos e criamos esteriótipos limitadores e nocivos, daí a importância de apresentar outras alternativas e configurações de família às crianças. Assista aqui a alguns episódios.

Go Diego Go

Diego é um menino que adora os animais e luta para salvar a natureza. Com uma narrativa cheia de aventuras, o desenho aborda temáticas como preservação ambiental e sustentabilidade. Além disso, o pequeno fala três línguas, e pede a ajuda dos telespectadores para cumprir sua missão de preservar as espécies ameaçadas de extinção, o tempo todo interagindo e fazendo perguntas para quem assiste. Uma boa oportunidade para as crianças conhecerem a fauna e a flora de diferentes partes do mundo e refletir sobre a importância de cuidar dos recursos naturais. O desenho é produzido pelo Nickelodeon, veiculado pelo canal Nick Jr, e está disponível na Netflix.

Daniel Tigre

O protagonista deste desenho é um filhote de tigre de quatro anos. Ele mora com o pai e a mãe tigres, e adora se envolver em questões de cidadania e solidariedade. No episódio abaixo, ele organiza uma votação no bairro e na escola. Produzido pela PBS (Public Broadcasting Service), o desenho aborda o protagonismo infantil e estimula a criança a questionar o espaço onde vive, com a ajuda da comunidade, da família e dos amigos. "Daniel Tigre" está disponível no YouTube e na Netflix. Segundo Thiago Queiroz, do "Paizinho, Vírgula", até os pais podem aprender - e muito! - com o desenho.

Bubba e seus amigos

Produzido pela Disney Junior, o desenho narra as aventuras de um macaco de três anos muito curioso e destemido.
Com Bubba e seus amigos, as crianças embarcam em uma viagem imaginária onde descobrem brincando os meios de transporte, seus sons e características. Com esses simpáticos personagens e divertidas canções, as crianças são convidadas a brincar, cantar e dançar, incentivando assim sua curiosidade, comunicação e interesse em aprender. Assista a alguns episódios aqui.

Shimmer e Shine

A menina Leah tem duas pequenas gênias para chamar de suas: Shimmer e Shine. Atrapalhas e divertidas, as duas vivem confundindo os pedidos de Leah e realizando o pedido de forma errada, criando situações engraçadas, resolvidas com criatividade e imaginação. O desenho mostra que nem só de gênios masculinos é feito o mundo dos pedidos mágicos, e prova que as meninas podem ser o que elas quiserem. Veiculada pela Nick Jr., a animação francesa é transmitido pela TV Cultura, na programação do "Quintal da Cultura", de segunda a sexta-feira às 14h45 e em horário alternativo, às 9h15. Assista a alguns episódios aqui.

Créditos: Reprodução/Nickelodeon

"Shimmer e Shine"

Peixonauta

A série de animação brasileira foi criada por Célia Catunda, Kiko Mistrorigo, e é veiculada pela Discovery Kids. O agente secreto Peixonauta é um peixinho muito esperto que possui um traje especial. Assim, ele consegue voar e respirar fora d'água. O peixe é um detetive profissional que conta com a ajuda de seus amigos - a pequena Marina e o macaco Zico. Juntos, eles vivem incríveis aventuras no Parque das Árvores Felizes, dentro e fora d'água. Os mistérios são resolvidos com a ajuda da Pop, uma bola mágica e colorida que sempre envia pistas para os três. Em breve, o desenho vai virar filme, clique aqui para saber mais, e assista a alguns episódios aqui.

Carrapatos e Catapultas

Grandes amigos, os carrapatos bicos de pato Bum, Bod, Bolão e Baixinho são habitantes do Planeta Vaca. Nesse planeta, os carrapatos já nascem com paraquedas, se locomovem através de catapultas e adoram sugar gororoba. O desenho é transmitido aos domingos, às 16h, na TV Cultura.

Créditos: Reprodução/TV Cultura

"Carrapatos e Catapultas"

Ben e Holly

Veiculado pela Nick Jr, o desenho conta a história da princesa-fada Holly e de seu melhor amigo, o duende Ben. Na histórias, meninos e meninas dividem dúvidas e responsabilidades em suas aventuras, e todos têm direitos e capacidades iguais, como no episódio em que Holly vence uma corrida de carrinhos de mão e contraria o livro das fadas, que diz que princesas não podem correr. A trama combina o mundo encantado com situações do cotidiano das crianças, desmistificando o universo perfeito, dócil e cor-de-rosa das princesas. Assista a alguns episódios:

Miss Moon

Nem todas as crianças têm a sorte de serem cuidadas pelos pais, não é mesmo? Em "Miss Moon", produzida pela Discovery Kids Brasil, os pequenos Jules, Lola e Baby Joe têm uma babá com superpoderes mágicos, mas que é muito atrapalhada.  Quanto maior a magia, maiores os problemas. Na aventura, tem skates voadores, cavaleiros e dragões que saem de livros de histórias. A vida dos pequenos irmãos McGuffles nunca mais será a mesma.

Pororo

O pequeno Pororo é um pinguim muito curioso e esperto que vive em um iglu no meio do gelo. Ao lado de seus amigos, - um urso polar, uma lontra, um jacaré uma raposa, ele experimenta uma série de aventuras enquanto aprende a se virar sozinho. Juntos, eles aprendem a pescar construir, cozinhar e até se arriscam em uma missão para conhecer a Lua.

Diário de Mika

A série narra as descobertas de Mika, uma garotinha de 4 anos, junto de seus amigos imaginários - Puquê, Blablá, Bru, Javô, Abelhuda e Lilá. Com bom humor e poesia, as aventuras da turma abordam temas educativos de forma lúdica e criativa, ensinando as crianças a lidar com situações corriqueiras e sentimentos como ciúme e medo, e ainda ensina de onde vem as coisas do dia a dia, como o episódio que conta que o leite não vem da caixinha. Com direção de Elizabeth Mendes, O Diário de Mika é uma produção nacional produzida com o apoio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Uma boa oportunidade para valorizar as animações brasileiras. Todas as terças-feiras, tem vídeo novo no casal do desenho no YouTube, clique aqui para acompanhar.

Leia mais:

Parece a Peppa, mas não é: atenção aos vídeos falsos no YouTube