No fim do ano passado, a Prefeitura de São Paulo anunciou que ofereceria uma formação gratuita para formar mulheres doulas. De acordo com o portal Mães de Peito, da jornalista Giovanna Balogh, o curso começará em agosto.

A primeira turma será formada apenas por profissionais e a segunda é voltada para qualquer pessoa interessada. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é que as doulas atuem na UBS - Unidade Básica de Saúde da sua região, para que a gestante seja acompanhada também na gestação e pós-parto. O curso é totalmente gratuito e as aulas acontecem na região central da cidade de São Paulo.

  • Clique aqui para se inscrever.

Vale ressaltar que as aulas atuarão na UBS da sua região de forma voluntária, mas com a formação poderão doular também na rede privada.

Créditos: Istock / Primeop76

Durante o trabalho de parto, é função da doula oferecer assistência física e emocional à mãe, ajudando-a lidar com a dor.

Doulas nos hospitais

Ano passado o então prefeito Fernando Haddad, sancionou o projeto de autoria vereadora Juliana Cardoso (PT) que permite a entrada de doulas no hospitais públicos. O texto (clique aqui para ler) prevê que as doulas possam participar de exames do pré-natal, durante o trabalho de parto e no pós-parto imediato sempre que for solicitada pela gestante. Caso os hospitais não cumpram a legislação, estão sujeitos a advertências e até afastamento do gestor.

Trabalho da doula

Doulas são profissionais que atuam na assistência física e emocional gestantes e mães durante a gestação, trabalho de parto e parto e após o nascimento da criança. Conheça a importância deste trabalho.

Com informações do Mães de Peito