A chegada de um irmão geralmente causa uma certa insegurança no filho mais velho, afinal, até o momento, ele era o único a ter a atenção exclusiva dos pais, bem como possivelmente de avós e toda a família.

Além do ciúme, é comum que a criança tenha algumas dúvidas sobre o processo da chegada do irmão, tanto sobre a gravidez, como em relação ao nascimento e cotidiano do bebê.

Para ajudar pais a explicarem aos filhos sobre a existência de um novo membro na família, nada melhor que uma conversa descontraída para tornar o assunto mais fácil e lúdico.

Confira abaixo uma lista de livros infantis divertidos que auxiliam as crianças a compreenderem todo este universo da chegada de um irmão em sua vida.

  • Quero Nascer De Novo

Sofia, personagem principal, percebe que a barriga da mãe não para de crescer, apesar de já saber que lá dentro tem seu irmãozinho. A menina curiosa faz várias perguntas sobre como o bebê se alimenta e o que ele faz dentro da barriga da mãe. Com respostas diretas e verdadeiras, a história é divertida e conta com ilustrações coloridas e uma linguagem que atraem as crianças. O livro foi escrito por Ilan Brenman e publicado pela Saber e Ler.

  • Eu Só Só Eu

Um menino que tinha tudo na vida só para ele – o balanço, o triciclo, o abraço do pai e o colo da mãe, por exemplo – relata a felicidade de agora ter um irmão “só dele”. Com uma leitura fácil e lindas ilustrações, a história é uma boa dica para crianças que ganharão um irmão em breve. Escrito por Ana Saldanha e ilustrado por Yara Kono, o livro foi publicado pela Editora Peirópolis.

  • Tudo Muda

Livro escrito por Anthony Browne, conhecido por abordar os assuntos mais delicados de maneira intrigante para as crianças, relata a tensão de Gregório ao perceber que tudo está mudando em sua casa. Com ilustrações realistas, o pequeno leitor pode perceber as mudanças na vida do menino, até a chegada de sua irmãzinha. Publicado no Brasil pela Pequena Zahar.   

  • Um Bebê Vem Aí

Com abordagem divertida e sensível, o livro começa com mãe e filho mais velho conversando sobre a chegada do bebê na família. A história levanta perguntas do menino sobre quando o irmão vai chegar, qual será o nome do bebê, e outros pensamentos que ele gosta de imaginar sobre o que seu irmãozinho será quando crescer. O livro gostoso para os pais lerem com seus filhos foi escrito por John Burningham e Helen Oxenbury, e publicado pela Paz e Terra.

  • Eu Vou Ganhar Um Irmãozinho

Aline sabe que terá um irmão em breve, mas não entende bem por onde ele vai chegar. A história se desenrola com a imaginação da menina sobre a vinda do irmão. Ela se pergunta se alguém abrirá a porta da casa para ele entrar, o avô diz que o bebê será trazido pela cegonha e a avó conta a história do repolho. Mas enquanto percebe que a barriga da mãe está crescendo, Aline descobre na escola que é de lá que chegará seu irmãozinho. O livro escrito por Laurence Bourguignon foi publicado pela Fundamento.

Com informações de A Cigarra E A Formiga.

Leia também: