“Viaje sempre” é o melhor conselho que uma mãe recebeu, entenda

Qual é o melhor conselho que uma mãe experiente pode dar à outra? A blogueira Annie Reneau, do blog Scary Mommy, ouviu de sua amiga Kelly, que tem três filhos como ela, uma recomendação inusitada: “Viaje sempre. Se estiver em dúvida se deve ou não tirar férias, simplesmente vá. Gaste o dinheiro. Tire esse tempo. Vocês tem uma quantidade limitada de anos juntos como uma família antes que seus filhos fiquem ocupados demais com suas próprias vidas, e criar memórias e ter novas experiências juntos é algo de que você nunca vai se arrepender”.

Annie conta que seguiu esse conselho à risca e que, em seus 16 anos de maternidade, as viagens em família realmente se destacam. 

Annie conta que seguiu esse conselho à risca e que, em seus 16 anos de maternidade, as viagens em família realmente se destacam. Ela aponta os seguintes motivos para isso:

1. Viajar coloca a família no centro
De acordo com a blogueira, mesmo as famílias mais próximas têm dificuldade para conseguir passar tempo juntas. Deixar o trabalho, a escola e as atividades de lado, contudo, permite uma conexão bem maior – ainda que nem todos os momentos juntos sejam prazeroso ao longo da viagem.

2. Sair de casa tira todo mundo da zona de conforto
Dormir em outra cama, comer outro tipo de comida e conhecer pessoas novas nos desafiam e ajudam a formar novos vínculos e memórias.

3. Lidar com o inesperado desenvolve flexibilidade e resiliência
Annie diz que as viagens também reservam surpresas: malas podem se perder, reservas de hotel podem ser canceladas e uma mudança no clima pode transformar os planos. Assim, ter que resolver problemas que se apresentam de uma hora para a outra nos forçam a desenvolver qualidades que ajudam muito na vida adulta.

4. Ver como outras pessoas vivem estimula a empatia e a compreensão
Uma das vantagens de viajar, segundo a blogueira, é poder experimentar outras formas de viver, especialmente no caso de viagens internacionais, ótimas para expandir os horizontes. Quando saímos da nossa região, vemos pontos em comum e pontos diferentes, além de dificuldades que nós não enfrentamos, mas que outros povos enfrentam.

5. Experimentar coisas novas com nossos sentidos cria memórias poderosas
Ver fotografias de lugares bonitos é muito comovente, mas estar em um local, sentir seu cheiro, sentir o mar tocar seus pés ou o sabor de um alimento diferente é algo que certamente ficará na lembrança para sempre. “Nossos filhos adoram lembrar de lugares onde estiveram e, com frequência, se recordam de um cheiro ou de uma canção que remetem a alguma viagem”, diz Annie.

Leia mais: