Focado em atividades que incluem o apoio ou presença de um adulto e criado pela Fundação Abrinq, o ebook Brincar Junto! propõe uma série de brincadeiras para serem desenvolvidas em família e reúne sugestões criativas e baratas que podem ser feitas em casa com materiais simples, como papel, cartolina, materiais recicláveis e barbante.

Brincar, além ser uma valiosa oportunidade para momentos de maior vínculo com os pais, familiares, cuidadores, ou responsáveis pelas crianças, também ajuda a desenvolver o imaginário, linguagem, capacidades cognitivas, motoras e emoções dos pequenos.

Créditos: Istock

Um guia de brincadeiras para crianças e adultos.

“O brincar é importante para o ser humano. A criança que brinca vai se desenvolvendo de maneira tão integral que ela consegue conviver bem em grupo, respeitar regras em jogos, pois o brincar também traz vários aprendizados. Quando eu passo isso para os pais eles passam a valorizar. Não basta dar o brinquedo, tem que sentar e brincar junto", comenta Valdete Tereza da Costa Asevedo, que é professora, Ex-Coordenadora Pedagógica Municipal de Educação Infantil, Coordenadora do Núcleo Aliança pela Infância de Resende (RJ) e articuladora voluntária da Fundação Abrinq em projetos de Educação.

Para auxiliar pais e filhos na montagem das brincadeiras, o Guia traz ainda anexos com moldes, que podem ser impressos e utilizados para facilitar a montagem das brincadeiras.

  • Clique aqui para baixar e brincar

Leia também

10 jogos de dados e cartas para brincar em família

Para brincar: 10 formas de fazer um castelo para as crianças