Para uma criança brincar não precisa muito, basta estar, que a sua imaginação e criatividade rapidamente dão asas à imaginação. Mas, mesmo assim, é muito bacana brincar junto com as crianças, criar junto e inventar "uma moda" de vez em quando, certo?

Para esses momentos, separamos 5 dicas de brincadeiras muito divertidas, que vão estimular o lado artístico e criativo do seu pequeno. Melhor ainda: são simples de fazer! As dicas são da Fefê Rosada, do blog Up na vidinha:

1. Criando um móbile

brincadeira-ferias

Créditos: brincadeira-ferias

 

Criar faz parte do universo infantil, e quando uma criança vê algo ganhando forma, é uma farra!  Então, que tal transformar rolos de papel higiênico, papel crepom e paetês em um móbile cheio de peixes? Para fazer, é muito simples, use o rolo de papel para fazer o corpo do peixe, círculos recortados de papel crepon para as escamas, e paetês para dar um toque.

2. Teatro de dedoches

Os dedoches são primos dos fantoches, mas o mais legal é que a criança usa sua mãozinha para compor o personagem. Você vai precisar de papel, giz de cera, lápis de cor ou tinta (use o material que tiver em casa, é para colorir o dedoche), cola e tesoura. Para montar o dedoche, basta dobrar o papel ao meio e colar (para ficar mais durinho). Não esqueça de cortar um buraquinho para os dedinhos do seu pequeno. O resto é com as crianças: pintar, desenhar e criar os personagens que preferir para montar o teatro.

3. Brincando de ser estilista

brincadeira-ferias

Créditos: brincadeira-ferias

 

Que tal pegar aquela camiseta velha e dar à ela uma nova estampa, feita pelo seu filho? Com giz de cera, uma lixa (dessas que se usa para lixar madeira) e um ferro de passar, você dá uma cara nova para uma roupa.  Peça para o mini estilista desenhar o que quiser na lixa (na parte áspera mesmo). Em seguida, posicione a lixa na camiseta com o desenho para baixo e passe o ferro. Pronto! Uma nova estampa para a camiseta.

4. Teatro de Sombras

Usando uma caixa de sapato e papel vegetal você cria um palco. Para montar, recorte o fundo da caixa de papelão e cole o papel vegetal por dentro da caixa. Com papel e palitinhos você dá vida aos personagens. Pronto, a imaginação da criança vai longe.  Peça para ele criar uma peça de teatro e apresentar para você! Diversão garantida!

brincadeira-ferias

Créditos: brincadeira-ferias

 

 5.    Jardim Zen

Que tal criar um Jardim Zen para seu filho desenhar e escrever? Você pode montar um usando uma caixa de papelão (de sapato, ou qualquer outra que tiver) e areia colorida.  Recorte até que as “paredes” da caixa para que fiquem com a altura de aproximadamente 1cm, coloque a areia colorida na caixa e pronto!

Leia Mais

Gostou? Então acesse mais brincadeiras no nosso site, temos um cantinho ali todo especial dedicado somente a brincadeiras, o Manual de Brincadeiras

Rede Catraquinha

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.